EDUCAÇÃO: projeto mostra importância de se preservar o meio ambiente

EDUCAÇÃO: projeto mostra importância de se preservar o meio ambiente

A Prefeitura de Jacareí (SP) realizou, em março de 2010, o lançamento de diversas ações focadas na conscientização da importância de preservar o meio ambiente, envolvendo educadores, alunos e comunidade.
Entre os destaques está o lançamento das atividades do Projeto EducaMais, que conta com a parceria da Fibria e implementação da Fundação Espaço ECO (FEE). O EducaMais compõe um bloco de programas que vão além da sala de aula e interferem diretamente no cotidiano da cidade,  visando despertar o interesse da população para a importância de preservar não só a natureza como também o município onde vivem.
O projeto conta com o apoio da Fibria (antiga VCP) para desenvolver as atividades junto aos moradores e educadores da Secretaria de Educação e implementação das atividades de reflorestamento e educação ambiental, pela Fundação Espaço ECO, organização não-governamental instituída pela BASF em parceria com a GTZ, agência de cooperação tecnológica do governo alemão.
As ações buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas e o meio ambiente onde estão inseridas, de forma que a consciência ambiental seja incorporada na rotina dos jacareienses.
Projeto EducaMais
O objetivo central das atividades que serão desenvolvidas em 2010 dentro do EducaMais é capacitar professores da rede municipal de ensino para que eles se apropriem do tema sustentabilidade e dêem continuidade às ações na escola, mesmo após o encerramento do projeto. Para alcançar este objetivo, serão realizadas atividades como levantamento das necessidades dos professores (construção participativa), estabelecimento de metas e a execução da ações. A FEE atuará na capacitação e suporte aos professores no cumprimento das metas, entre outras atividades.
Com as ações, os educadores também participam de ações de capacitação, levando para sala de aula conceitos básicos da educação ambiental e sustentabilidade. “Com a metodologia de implementação da Fundação Espaço ECO, em educação formal participaram 4.315 pessoas de Jacareí, sendo 95 professores capacitados, 850 membros da comunidade e cinco cursos oferecidos nas áreas de agrofloresta, permacultura, horta mandala, bioconstrução e bioesculturas. Mais de 2 mil mudas de 167 espécies nativas e ornamentais foram plantadas em área de restauração ambiental em 7 ha”, completa Roberta Tubini, coordenadora de reflorestamento da Fundação espaço ECO.
Sobre a Fibria
A Fibria, empresa resultante da incorporação das ações da Aracruz pela VCP, está posicionada como líder global e tem capacidade produtiva superior a 6 milhões de toneladas anuais de celulose e papel, e conta com cerca de 15 mil profissionais atuantes em 7 fábricas, e 5 escritórios comerciais localizados nos principais centros consumidores.
A empresa possui áreas de plantio nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia. A Fibria tem uma base florestal ampla e diversificada que garante auto-suficiência de matéria-prima para a operação. A área florestal total da empresa é de 1,3 milhão de hectares, dos quais 461 mil hectares destinados a preservação permanente.
A base florestal da Fibria conta com cerca de 120 mil hectares de plantios renováveis de participantes do programa de fomento florestal – uma importante fonte alternativa de madeira para a empresa e de diversificação de renda e do uso da terra para o produtor rural que responde por milhares de empregos no campo, compartilhando riqueza e gerando desenvolvimento local.
Sobre a Fundação Espaço ECO
Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO foi instituída pela BASF – empresa química líder mundial – com o apoio da GTZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO é o primeiro Centro de Excelência para Ecoeficiência Aplicada na América Latina com a missão de promover o desenvolvimento sustentável na sociedade por meio da aplicação de soluções e tecnologias em ecoeficiência, educação ambiental e reflorestamento. Mais informações sobre a Fundação Espaço ECO estão disponíveis no endereçowww.espacoeco.org.br
Sobre a BASF
A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura e química fina até petróleo e gás natural. A BASF conta com aproximadamente 97.000 colaboradores e contabilizou suas vendas em mais de 62 bilhões de euros em 2008. As ações da BASF são atualmente negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com.
Mais informações:
Fibria – Assessoria de Imprensa para o interior do Estado de S. Paulo
Alameda Comunicação – (12) 3923.9818
Pasquarelli Júnior – [email protected]
Prefeitura de Jacareí – http://www.jacarei.sp.gov.br/
Secretaria de Comunicação
Tel. (12) 3955-9053/9065 (12) 3951-0215
BASF – www.basf.com.br/
Assessoria de Imprensa – Joelma Amaral
Tel. (11) 3043-2326 –  [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?