EDUCAÇÃO: estudantes participam de atividades e oficinas de educação para a sustentabilidade

EDUCAÇÃO: estudantes participam de atividades e oficinas de educação para a sustentabilidade

Cerca de 2 mil alunos e mais de 60 educadores, de quatro escolas municipais de Jacareí (SP), beneficiados com o programa EducaMais, iniciaram atividades e oficinas de educação para a sustentabilidade, envolvendo coleta seletiva, hortas pedagógicas, bioconstrução, compostagem, planta em parede e espirais de ervas medicinais. Esses conceitos estão sendo discutidos com educadores e alunos para serem incorporados na rotina educacional das escolas envolvidas.
As atividades fazem parte do programa EducaMais e são baseadas em conceitos de “ecoalfabetização”, extrapolando a sala de aula e envolvendo educadores, alunos e comunidade, focadas na sensibilização e conscientização para a preservação do meio ambiente. Estão envolvidos nesse projeto os professores das escolas Emef Prof. Tito Máximo, Emef Ricardina dos Santos Moraes, Emef 1º de Maio e Emef Aluisio Amaral.
O EducaMais compõe um bloco de programas que vão além da sala de aula e interferem diretamente no cotidiano da cidade,  visando despertar o interesse da população para a importância de preservar não só a natureza como também o município onde vivem. O projeto conta com o apoio da Fibria para desenvolver as atividades junto aos moradores e educadores da Secretaria de Educação e implementação das atividades de reflorestamento e educação ambiental, pela Fundação Espaço ECO, organização não-governamental instituída pela BASF em parceria com a GTZ, agência de cooperação tecnológica do governo alemão.
Para realizar as atividades, a Fundação Espaço ECO está implementando uma metodologia apontada na Política Nacional de Educação Ambiental (Lei n° 9.795/99), que considera “espaços educadores sustentáveis” aqueles que mantêm uma relação equilibrada com o meio ambiente e compensam seus impactos com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas, permitindo qualidade de vida para as gerações presentes e futuras.O projeto Educamais também prevê ações com comunidades de Jacareí, integradas com as escolas.
Sobre a Fibria

A Fibria, empresa resultante da incorporação das ações da Aracruz pela VCP, tem capacidade produtiva superior a 6 milhões de toneladas anuais de celulose e papel, e conta com cerca de 15 mil profissionais atuantes em 7 fábricas, e 5 escritórios comerciais localizados nos principais centros consumidores.
A empresa possui áreas de plantio nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia. A Fibria tem uma base florestal ampla e diversificada que garante auto-suficiência de matéria-prima para a operação. A área florestal total da empresa é de 1,3 milhão de hectares, dos quais 461 mil hectares destinados a preservação permanente.
A base florestal da Fibria conta com cerca de 120 mil hectares de plantios renováveis de participantes do programa de fomento florestal – uma importante fonte alternativa de madeira para a empresa e de diversificação de renda e do uso da terra para o produtor rural que responde por milhares de empregos no campo, compartilhando riqueza e gerando desenvolvimento local.
Sobre a Fundação Espaço ECO
Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO foi instituída pela BASF – empresa química líder mundial – com o apoio da GTZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO é o primeiro Centro de Excelência para Ecoeficiência Aplicada na América Latina com a missão de promover o desenvolvimento sustentável por meio da aplicação de soluções e tecnologias em ecoeficiência, educação ambiental e reflorestamento. Mais informações sobre a Fundação Espaço ECO estão disponíveis no endereçowww.espacoeco.org.br.
Sobre a BASF
A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura e química fina até petróleo e gás natural.
Mais informações
Fibria – Assessoria de Imprensa para o interior do Estado de S. Paulo
Alameda Comunicação – (12) 3923.9818
Pasquarelli Júnior – [email protected]
Prefeitura de Jacareí – http://www.jacarei.sp.gov.br/
Secretaria de Comunicação
Tel. (12) 3955-9053/9065 (12) 3951-0215
BASF – www.basf.com.br/
Assessoria de Imprensa – Joelma Amaral
Tel. (11) 3043-2326 / 7152-1146-  [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?