EDUCAÇÃO: EDP estimula colaboradores a usar de forma eficiente recursos naturais

EDUCAÇÃO: EDP estimula colaboradores a usar de forma eficiente recursos naturais

Para incentivar a adoção de práticas sustentáveis entre seus colaboradores, a EDP no Brasil, por meio do Instituto EDP, criou o Projeto Econnosco. Trata-se de um conjunto de iniciativas que incentiva o uso eficiente de recursos por meio da conscientização e engajamento dos colaboradores na mudança de atitude e implementação de ações de ecoeficiência.
Criado na matriz da EDP, em Portugal, o projeto foi adaptado para a realidade brasileira por meio do estabelecimento de seis plataformas – água, papel, energia elétrica, resíduos, combustíveis e emissões – que serão trabalhadas junto aos colaboradores a cada dois meses.
Em cada uma das diversas atividades de conscientização são desenvolvidas ações como a distribuição de material informativo, realização de palestras, debates e visitas técnicas. A ideia é deixar o colaborador a par de tudo o que a empresa vem trabalhando nos temas relacionados, estimulando-os a propor ideias e projetos e levar essas boas práticas para as suas casas. Com isso o grupo visa ampliar as medidas para preservação do meio ambiente, reduzindo as causas que provocam as alterações climáticas.
Entre as ações dentro da plataforma água estão a instalação de descargas econômicas e de torneiras com temporizadores, todas sinalizadas com adesivos contendo instruções para conscientização do uso racional. “Nossa meta é impulsionar a absorção das práticas sustentáveis dentro das unidades do Grupo”, explica Pedro Sirgado, diretor Executivo do Instituto EDP.
A partir dessa necessidade, dias antes do lançamento do Econnosco, os organizadores promoveram uma ação prévia para envolver toda a empresa no conceito do projeto, estimulando uma nova atitude. O plano foi entregar mini pastas de dentes a todos os funcionários, com a missão de receber em troca tubos vazios para reciclagem.
A ação arrecadou  800 tubos em quinze dias. Logo depois, todos os colaboradores receberam fichários feitos do material reciclado desses tubos, para serem usados no dia a dia, demonstrando que com criatividade o lixo pode se transformar em algo totalmente novo.
Outra ação que faz parte da iniciativa é a eleição de Embaixadores da Sustentabilidade. Ao todo 51 embaixadores voluntários se inscreveram e foram escolhidos entre os próprios funcionários. Eles estão espalhados por São Paulo, Espírito Santo e Tocantins, e são a alma do programa nos diversos locais onde o grupo está presente, disseminando idEias e ajudando na implementação das ações.
Para isso, os embaixadores dispõem de até quatro horas mensais de trabalho para se dedicarem ao programa e são capacitados a partir da experiência do Instituto Akatu, responsável pela formação e acompanhamento dos embaixadores.
Para estimular o diálogo e a troca de ideias e experiências, criou-se uma rede virtual com acompanhamento e coordenação dos dois institutos envolvidos. Para Sirgado, o Projeto Econnosco trabalha com os colaboradores de maneira com que os resultados não se restrinjam ao ambiente de trabalho. “Queremos que todos os indivíduos aumentem seu grau de consciência nas atividades diárias, dentro e fora de nossas unidades e que isso tenha um efeito multiplicador”.
Os melhores projetos desenvolvidos pelos embaixadores serão premiados; entre os critérios da premiação está a aplicabilidade prática dos mesmos na empresa ou na comunidade.
Sobre o Instituto EDP
Instituição sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações ambientais e socioculturais da EDP e suas controladas.
Sobre a EDP Energias do Brasil
EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.
Mais Informações:
Rosely Santiago
[email protected]
11 3897-4122

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?