EDUCAÇÃO – Curso on-line do Grupo Santander Brasil

EDUCAÇÃO – Curso on-line do Grupo Santander Brasil

Depois do personagem “Roberto” demonstrar como ver o mundo a partir da ótica da sustentabilidade, agora o curso convida os internautas a se aprofundarem no tema
São Paulo, 3 de julho de 2009 – O Grupo Santander Brasil – que reúne os bancos Santander e Real – lançou no dia 01 de julho o segundo capítulo do curso on-line de sustentabilidade. Essa é uma iniciativa do Espaço Real de Práticas em Sustentabilidade, criada com o objetivo de disseminar o tema e compartilhar com a sociedade a experiência acumulada pela instituição desde 2001. Nesse segundo filme, com cerca de seis minutos de duração, são apresentados os principais conceitos de desenvolvimento sustentável e suas implicações no dia-a-dia das pessoas e organizações.
O curso é aberto a qualquer pessoa interessada no tema – clientes, fornecedores, educadores, estudantes, empresários, entre outros. Para participar basta acessar o site de sustentabilidade do Banco Real pelo link: www.bancoreal.com.br/sustentabilidade. Dividido em três unidades, além dos vídeos educativos, o curso oferece interatividades e textos, caso o participante queira se aprofundar no assunto e receber um certificado ao final do terceiro capítulo.
“A jornada em direção ao desenvolvimento sustentável é um processo coletivo. Com esse curso queremos que mais indivíduos e organizações despertem para o tema façam parte desse movimento”, explica Sandro Marques, gerente executivo de Desenvolvimento Sustentável do Grupo. Por isso, além do terceiro capítulo, nos próximos meses serão lançadas ações para estimular a disseminação do curso via web.
“Com o intuito de facilitar o uso dos vídeos em treinamentos, eventos ou reuniões, também acabamos de disponibilizar um guia com sugestões de dinâmicas que estimulam a reflexão e o engajamento de indivíduos em práticas de sustentabilidade. Dessa forma, educadores, lideranças e demais interessados poderão utilizar o curso como ferramenta para treinamentos sobre o tema”, completa Sandro.
Confira a abordagem de cada capítulo:
§       Capítulo 1 – Jeitos de ver o mundo: apresenta um dia na rotina do Roberto por meio da ótica social, ambiental e econômica, mostrando a integração das três dimensões. Lançamento dia 22/04.
§       Capítulo 2 – A sustentabilidade: apresenta o conceito de sustentabilidade e suas principais implicações no dia-a-dia, nos negócios e no mundo.
§       Capítulo 3 – Já estamos reinventando: mostra como esse novo olhar está influenciando novos comportamentos e abrindo oportunidades para indivíduos, sociedades e negócios. Lançamento previsto para julho.
No site do Práticas já estavam disponíveis cursos on-line específicos sobre Direitos Humanos, Edificação Sustentável e Diversidade. Em 2009 também foram lançados outros dois, um sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e do Idoso e outro sobre Investimento Social Privado. ”A disponibilização de conteúdos on-line permite que os participantes dividam esse tema com seus amigos e familiares, atuando também como disseminadores de conceitos e práticas de sustentabilidade”, reforça Maria Luiza Pinto, diretora executiva de Desenvolvimento Sustentável do Grupo Santander Brasil.
Sobre o “Espaço Real de Práticas em Sustentabilidade”
Em dezembro de 2007, o Banco Real lançou o “Espaço Real de Práticas em Sustentabilidade”, “Práticas”, um modelo inédito de colaboração no Brasil, desenvolvido para compartilhar com a sociedade o conhecimento adquirido pela instituição sobre o assunto. A intenção é trocar idéias e experiências entre organizações de diversos setores para que, juntos, o caminho para um mundo sustentável seja encurtado.
Desde dezembro de 2007, cerca de 1870 profissionais representantes de mais de 1000 organizações clientes e fornecedoras, entre empresas, órgãos do governo e ONGs, já participaram do treinamento presencial “Sustentabilidade na Prática: Caminhos e Desafios”, exclusivo para clientes corporativos e fornecedores do Grupo Santander Brasil.
No total, já foram realizadas 20 turmas em diversas regiões do Brasil, (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Campinas, Vale do Paraíba, Brasília e Porto Alegre). Outras 7 serão realizadas até o final do ano.
O “Práticas” conta com um Conselho Consultivo formado por líderes de diversos setores da sociedade, para avaliar as futuras iniciativas do projeto e dividir o conhecimento para multiplicar ações. Junto com o presidente do Grupo Santander Brasil, Fabio Barbosa, fazem parte do conselho: Rogério Amato (Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social), Ricardo Young (Instituto Ethos) e Claude Ouimet, vice-presidente da InterfaceFLOR comercial (empresa líder no em sustentabilidade em âmbito mundial). Também fazem parte do conselho clientes como Wilson Ferreira Jr (CPFL), Demorvan Tomedi (Pampex) e Ivo Gramkow (Gramkow Bio Produtos Orgânicos), além de Celina Antunes (Cushman & Wakefield Semco), representando os fornecedores, Alexandre Hohagen (Google), Mario Monzoni (FGV-CES), Helio Mattar (Akatu), Roberto Smeraldi (Amigos da Terra), Valdemar de Oliveira Neto (Avina) e Altair Assumpção (Banco Real).

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?