ECOEFICIÊCIA: metodologia compara produtos e processos considerando aspectos ambientais

ECOEFICIÊCIA: metodologia compara produtos e processos considerando aspectos ambientais

A análise de ecoeficiência é uma ferramenta de gestão desenvolvida pela BASF, na Alemanha, e constitui uma inovadora metodologia que compara produtos e processos, considerando aspectos ambientais, de acordo com a norma NBR ISO14040 – Avaliação de Ciclo de Vida, como uso da terra, consumo de energia e recursos naturais, emissões, potencial de toxicidade e riscos. Também são avaliados com os mesmos pesos atribuídos aos aspectos ambientais, os aspectos econômicos como preço, investimentos, manutenção de equipamentos, entre outros.
Certificada pelo instituto independente TÜV Rheinland – instituto alemão para inspeção técnica e certificação – a análise de ecoeficiência fornece informações consistentes para tomada de decisões, investimentos em novas tecnologias, produtos ou processos produtivos, diferenciação de mercado etc. A certificação foi estendida ao Brasil em 2008 por meio da TÜV Brasil.
Em todo o mundo, já são mais de 450 estudos concluídos com a ferramenta desde seu desenvolvimento, em 1996, pela BASF. Destes, 17 estudos foram concluídos na região, onde a ferramenta é aplicada pela Fundação.
SEEbalance®
O SEEbalance®, ou análise de sócioecoeficiência, é a ferramenta mais abrangente para mensuração da sustentabilidade de um produto ou processo, pois considera – além dos aspectos ambientais e econômicos já previstos pela análise de ecoeficiência – os aspectos sociais ao longo de todo o ciclo de vida das alternativas avaliadas.
Dentre os indicadores de desenvolvimento social abordados estão salários e remunerações, treinamento profissional, investimentos em gerações futuras, igualdade de gênero, importações de países em desenvolvimento, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, potencial de toxicidade para colaboradores e consumidores, entre outros.
A metodologia foi desenvolvida em 2005 pela BASF, também na Alemanha, e é utilizada pela Fundação Espaço ECO desde 2007. Atualmente, são 9 estudos realizados no mundo e cinco em andamento no Brasil.
Por meio da Fundação, estas metodologias estão à disposição de empresas interessadas em utilizá-las para avaliar a sustentabilidade de seus produtos e de seus processos, possibilitando agregar vantagem competitiva ao produto e às empresas que fazem uso deles.
Educação Ambiental
Os programas de Educação Ambiental visam promover a transformação socioambiental na sociedade integrando os interesses dos stakeholders por meio de atividades que contemplam diferentes metodologias voltadas ao aprendizado e à mudança de comportamento com a construção de valores socioambientais, conhecimentos e atitudes responsáveis.
Reflorestamento
A partir de parcerias com universidades, centros de pesquisa, empresas privadas e outras instituições, a área de Reflorestamento visa a restauração ambiental dos Biomas Brasileiros, principalmente as Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), conforme estabelecida nas leis ambientais brasileiras.
Raio X Fundação Espaço ECO
– Primeiro Centro de Excelência para Ecoeficiência aplicada na América Latina
– Realiza estudos que permitem análise de ecoeficiência, reflorestamento e educação ambiental.
– Metodologia exclusiva no mundo avalia o ciclo de vida de produtos, processos e serviços, considerando aspectos econômicos, sociais e ambientais
– Certificada pelo instituto alemão TÜV Rheinland no Brasil
– Mais de 450 estudos concluídos com a ferramenta desde 1996 em todo o mundo
– Mais de 18 estudos de ecoeficiência concluídos no País
– Mais de 350 mil mudas plantadas em parceria com cooperativas
– Aproximadamente 1.500 pessoas beneficiadas pelos projetos de ecoeficiência entre 2005 e 2009
– Mais de 70 mil pessoas atendidas pelas iniciativas de educação ambiental desde a criação da Fundação, incluindo capacitações, dinâmicas e workshops
– Mais de 20 municípios envolvidos nos programas realizados
– Aproximadamente 1200 pessoas beneficiadas pelas ações de reflorestamento entre 2005 e 2009
– SEEbalance® – Case vencedor do Prêmio Benchmarking Ambiental e selecionado para a Mostra de Tecnologias Sustentáveis do Instituto Ethos, em 2008
– Principais segmentos de mercado atendidos: químico, petroquímico, papel e celulose, embalagens, agronegócios e mineração
– Principais clientes: Braskem, Votorantim, Fibria, Quattor, InpEV, Yázigi, Vale
Sobre a BASF
A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura e química fina até petróleo e gás natural. A BASF contabilizou vendas em mais de 50 bilhões de euros em 2009 e contava, aproximadamente, com 105.000 colaboradores no final do ano. As ações da BASF são atualmente negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?