DIREITOS HUMANOS: Instituto C&A lança programa Redes e Alianças, em São Paulo

DIREITOS HUMANOS: Instituto C&A lança programa Redes e Alianças, em São Paulo

Para promover a cooperação, a convergência e a multiplicação de esforços entre organizações e pessoas pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil, o Instituto C&A lança o programa Redes e Alianças
Desde sua criação, o Instituto C&A tem privilegiado a promoção e o fomento de processos coletivos de trabalho, por meio da articulação de redes, alianças e outras formas associativas. O objetivo é a superação dos desafios na área dos direitos da criança e do adolescente. Agora, a organização centra seus esforços no programa Redes e Alianças, construído a partir de um estudo de cenário, realizado em 2008, que analisou uma série de iniciativas de redes e outros processos coletivos, além de práticas de apoio e fomento a redes.
A principal abordagem do programa Redes e Alianças é a garantia de direitos de crianças e adolescentes. Serão privilegiadas ações de incidência que incorporem mobilizações, agendas coletivas, coalizões e esforços em conjunto com os principais atores deste cenário, como conselheiros de direitos, operadores do direito (promotores, juízes), mídia, organizações sociais e as crianças e adolescentes.
As ações serão pautadas a partir dos principais eixos do sistema de garantia de direitos – promoção, defesa e controle social – e terão como temáticas de incidência a convivência familiar e comunitária; o orçamento para a criança e o adolescente; a mobilização de crianças e adolescentes; e a comunicação social.
A atuação do Redes e Alianças será organizada em quatro diferentes linhas:
·promoção da conectividade;
·fomento e apoio à articulação de redes;
·fomento e apoio a dinâmicas de colaboração/coalizão;
·produção e disseminação de conhecimento.
Cadernos Novas Alianças
Durante o evento de lançamento do Redes e Alianças também será apresentada a série “Cadernos Novas Alianças – Orientações para incidir em políticas públicas”, do projeto Novas Alianças – o qual tem apoio do Instituto C&A.
A proposta da série é fomentar a participação da sociedade civil nos processos de monitoramento e incidência nas políticas públicas relacionadas à promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. São três cadernos sobre os temas: orçamento público, legislativo e comunicação social.
Os conteúdos foram produzidos pelos parceiros que integram o Novas Alianças, com coordenação da Oficina de Imagens, e resultam da experiência acumulada ao longo dos últimos três anos em processos formativos que contaram com a participação de 77 municípios do interior de Minas Gerais e Belo Horizonte. A versão digital dos livretos pode ser acessada gratuitamente pela internet: www.novasaliancas.blogspot.com
Sobre o Instituto C&A
O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa. Sua missão é promover a educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A está presente, por meio de apoio técnico e financeiro, de alianças e do fortalecimento de organizações sociais. Atualmente, o trabalho do Instituto abrange organizações sociais que atuam em 84 cidades.
O Instituto organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura, Desenvolvimento Institucional e Comunitário; Mobilização Social. Os programas desenvolvidos são: Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado Empresarial.
Os objetivos estratégicos que servem de base para a criação e desenvolvimento de seus programas e ações são: desenvolver competências organizacionais a fim de manter sua sustentabilidade; aumentar a eficiência e eficácia de seus processos de gestão; produzir conhecimento em educação e gestão institucional; desenvolver as organizações sociais e suas lideranças; contribuir para a realização das políticas públicas em educação; aumentar a eficiência e eficácia na aplicação dos recursos; assegurar oportunidades de participação social qualificada aos funcionários da C&A; e fortalecer as organizações sociais na sua relação com a escola e a família.
Desde sua fundação, o Instituto C&A já investiu mais de US$ 64 milhões em 1.420 projetos sociais em todo o Brasil, envolvendo cerca de 1 milhão de pessoas, entre crianças, adolescentes, educadores e agentes de investimento social.
Sobre o Novas Alianças
Desde 2006, o Novas Alianças desenvolve ações voltadas a desenvolver a capacidade dos conselhos de políticas públicas e das organizações sociais de incidir, monitorar e avaliar os investimentos governamentais nas esferas municipal e estadual, além de incentivar a construção de alianças com o Poder Legislativo e os veículos de comunicação. O Programa Novas Alianças tem como pressuposto que a prioridade absoluta a crianças e adolescentes, preconizada pela Constituição Federal, só será efetiva se estiver refletida nos orçamentos públicos e acredita no papel fundamental dos conselhos e da sociedade civil na definição e garantia desses investimentos. O Instituto C&A apoia o Novas Alianças.
Mais informações:
Máquina da Notícia – Agência de Comunicação da C&A
Rení Tognoni – [email protected] – (11) 3147-7912

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?