Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior

Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior

Amanhã, dia 18 de setembro, o Centro Universitário Senac abre suas portas à comunidade para comemorar o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. Nos campi localizados em Santo Amaro, na capital, Águas de São Pedro e Campos do Jordão, no interior do Estado, a comemoração irá proporcionar mais de 120 atividades abertas ao público, das 9 às 17 horas.
A iniciativa, proposta pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), tem por objetivo integrar as universidades, os alunos, funcionários e as comunidades por meio de ações de responsabilidade social gratuitas realizadas pelas instituições de educação de todo o País.
Entre as ações programadas destacam-se as oficinas de geração de renda, palestras sobre sustentabilidade e empreendedorismo, apresentações de teatro e música, e práticas esportivas para todas as idades. Nas demais instituições de ensino superior do País, a quinta edição do encontro será comemorada no dia 25 de setembro. As inscrições podem ser feitas no próprio local.
“Neste dia de integração, o Centro Universitário Senac organiza atividades que promovem a convivência e o exercício da cidadania entre alunos, funcionários e toda comunidade”, afirma Márcia Cavalheiro, diretora de extensão universitária do Centro Universitário Senac. “Além das ações de conscientização, culturais e prestação de serviço, os presentes terão a oportunidade de participar de oficinas que podem proporcionar alternativas de complementação da renda familiar”, explica.
Para comandar as oficinas e palestras,  que acontecem simultaneamente,  a instituição conta com voluntários entre alunos, funcionários e apoiadores. Alguns deles são a Rede Social Campo Grande, organizações não-governamentais como o Banco de Alimentos, Associação Semente do Amanhã, projetos de responsabilidade social como o Tesourinha, Dirigindo Bem, ConscientizaCão, Cão Cidadão e o Tecnologia para Todos, além da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Hospital de Olhos de São Paulo (HOSP), escola de samba Mocidade Alegre e Sesc Santo Amaro.
Geração de renda
Para estimular a prática de atividades que podem se transformar em fonte de renda familiar serão oferecidas oficinas de fuxico, aplique de bordados, origami, montagem de bijuterias e biojóias, produção de sabão, e de técnicas como papietagem e découpage.
Prestação de Serviços
O Projeto Tesourinha, que busca promover a capacitação profissional de jovens e adultos de baixa renda por meio de cursos gratuitos na área de beleza, terá um estande em que o público poderá cortar e escovar os cabelos, se maquiar, esmaltar as unhas e ver qual é o design adequado, conforme os tipos de rosto, para definir as sobrancelhas. A ação terá a presença do hair stylist Ivan Stringhi, fundador do projeto.
Além disso, os representantes da Defensoria Pública do Estado de São Paulo estarão no local para esclarecer questões como emissão de documentos e orientações jurídicas e sociais.
Fotografia, gastronomia e inclusão
Os presentes no evento terão a oportunidade de participar da oficina Fotografar sem Ver, onde os participantes farão fotografias com os olhos vendados. O objetivo da iniciativa é proporcionar a vivência do cotidiano dos deficientes visuais e mostrar como o estímulo dos demais sentidos permite àqueles que não enxergam clicar cenas do cotidiano.
Outra atividade que permite ao público vivenciar a ausência de visão é a oficina Lanche no Escuro, onde os participantes degustarão alguns pratos com os olhos vendados. A ideia auxiliar os participantes a estimular o tato, o paladar e o olfato para descobrir os alimentos que estão comendo.
Incentivo à leitura e à prática esportiva
A leitura também tem destaque durante o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior. No evento, será realizada uma feira que irá promover a troca de livros.
A celebração contará, ainda, com práticas esportivas para todas as idades. Os interessados poderão participar de partidas de basquete, tênis, frisbee, badminton, tamboréu, queimada, garrafobol e de jogos em Nintendo Wii.
Campi do interior
No interior de São Paulo, as comemorações nos campi Campos do Jordão e Águas de São Pedro também terão atividades gratuitas para integrar alunos e comunidades locais para alertá-los sobre temas como consumo consciente,  incentivo à cidadania e à solidariedade.
Serviço:
Dia da Responsabilidade Social no Centro Universitário Senac
Data: 18/9, sábado
Horário: das 9 às 17 horas
Locais: Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro – Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro – São Paulo
Centro Universitário Senac – Campus Campos do Jordão – Av. Frei Orestes Girardi, 3.549 – Campos do Jordão – SP
Centro Universitário Senac – Campus Águas de São Pedro  – Parque Dr. Octávio de Moura Andrade, s/n° – Águas de São Pedro – SP
Informações: www.sp.senac.br
Entrada: gratuita
Mais informações:
Vanessa Guido – [email protected]
Arlete de Oliveira – [email protected]
Cibele Anjos – [email protected]
11 3323-1549/ 1520
www.inpresspni.com.br

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?