DESENVOLVIMENTO INTERNO – Senai e Joyful investem em estilo de vida sustentável

DESENVOLVIMENTO INTERNO – Senai e Joyful investem em estilo de vida sustentável

Projeto prevê a aplicação do conceito da sustentabilidade em todo o processo produtivo têxtil, desde o tipo de matéria-prima utilizada para a confecção das roupas até o ponto de venda
A área de moda do Senai Paraná, em parceria com a Joyful – empresa de confecção de Curitiba -, desenvolveu um projeto que prevê a aplicação do conceito da sustentabilidade em todo o processo produtivo têxtil até o ponto de venda. A Malha Eco Chic pretende vender um estilo de vida sustentável, e será lançado no dia 23 de junho de 09.
No evento, será lançada a nova coleção da Joyful, marca de moda contemporânea, voltada para as classes A e B. As peças são de tricot (malharia retilínea), camisaria e calças. A coleção é composta por peças confeccionadas com tencel – uma fibra feita a partir da polpa de madeira, um recurso natural e renovável retirado de florestas cultivadas com manejo sustentável – e algodão orgânico. Para o tingimento das peças, é utilizado corante vegetal, extraído de cascas, galhos, frutos ou raízes oriundos de árvores ou arbustos como pau-brasil, acácia, pau campeche, urucum, entre outros.
O projeto arquitetônico da loja também foi desenvolvido dentro do conceito da sustentabilidade, com mobiliário sustentável como piso de madeira com certificado FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal) e o ambiente tem iluminação natural e luminárias Solatube – lentes instaladas no telhado que captam luz solar e a conduzem através de dutos espelhados até o interior da loja. Na obra foram utilizados cimentos CP-III, que possuem até 70% de subproduto (escória) de fornos em sua composição. Os móveis e a fachada foram construídos com madeira de demolição e a decoração explora entre outras a fibra de bananeira. Além das roupas, serão comercializados móveis, objetos de decoração, biojóias e acessórios, todos com o conceito da sustentabilidade.
Apesar de ser a primeira loja da Joyful em Curitiba, a empresa tem peças expostas em boutiques do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, onde se concentra cerca de 60% das vendas.
Malha Eco Chic – Iniciado em 2007, quando foi aprovado no Edital Senai de Inovação, o projeto Malha Eco Chic tinha o propósito de desenvolver peças de roupas em malharia retilínea de modo sustentável e com estética contemporânea, além de buscar novas oportunidades de negócio para a indústria da moda
Uma pesquisa para identificar o comportamento do consumidor curitibano deu maior sustentação ao projeto. Foram entrevistadas 300 pessoas e o resultado apontou que o público que consome moda valoriza a sustentabilidade.
A execução do projeto contou com a parceria de Éber Ferreira – pioneiro no estudo de tingimento vegetal, Cotan Cotonifício de Andirá, Grupo Lenzing AG, New Jeans/Lavanderia Industrial, Modus Marketing e Semiótica, Zymberg Marketing Direto, Daniele Bonjorno e Karine Poland, do Espaço Arquitetura, e Bernadete Brandão, da UIA Design, consultoria em sustentabilidade.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?