DESENVOLVIMENTO INTERNO – Manual ensina a desenvolver sistema para aquecer água a gás natural e energia solar

DESENVOLVIMENTO INTERNO – Manual ensina a desenvolver sistema para aquecer água a gás natural e energia solar

A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) criou um manual para o desenvolvimento de sistema de aquecimento de água a gás natural e a energia solar. O manual, direcionado a projetistas, está disponível gratuitamente no site da companhia (www.comgas.com.br) e é parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da empresa.
A Comgás começou a desenvolver o manual há dois anos, quando a Câmara de São Paulo aprovou o Decreto Municipal 49.148, que estabelece que todos os edifícios de apartamentos com três ou mais banheiros devem prever sistemas solar de aquecimento de água. O sistema, segundo o Decreto, deve suprir no mínimo 40% da demanda total energia da edificação. O manual desenvolvido pela Comgás é o primeiro no Brasil com orientações sobre a instalação de sistemas híbridos solar/gás e foi elaborado em parceria com a Abrinstal, por meio do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP (IEE-USP).
“Hoje a maior parte dos sistemas de aquecimento solar, tem backup elétrico. Com o manual, pretendemos facilitar a projeção de sistemas com backup a gás e assim, dar ao consumidor a oportunidade de escolher entre um ou outro energético” afirma Eugênio Pierrobon, gerente de Suporte Técnico da Comgás.
A principal vantagem de utilizar o backup a gás natural é a recuperação da temperatura da água. “Em dias frios e sem sol, o sistema solar acaba não aquecendo a água à temperatura ideal. O sistema elétrico tem baixa eficiência para o aquecimento de grandes volumes de água e demanda grande volume de energia. O backup a gás natural, por sua vez, funciona a partir do gás, portanto, sempre haverá energia suficiente para aquecer a água”, explica Pierrobon.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?