Desenvolvimento e tecnologia

Desenvolvimento e tecnologia

A IBM e Governo Federal anunciaram abertura de um novo laboratório de pesquisas da empresa no Brasil: o “IBM Research – Brasil”, um centro dedicado a desenvolver tecnologias para um planeta mais inteligente.
A equipe do novo laboratório iniciará suas operações nos prédios da IBM em São Paulo e no Rio de Janeiro e a empresa trabalhará com os governos locais para determinar onde serão as futuras instalações. O “IBM Research – Brasil” é o nono laboratório de pesquisas da IBM no mundo e o primeiro da América do Sul.
A empresa planeja que essa unidade tenha mais de 100 pesquisadores nos próximos cinco anos. Os especialistas serão adicionais à equipe de cerca de 3.000 pesquisadores que a IBM mantém atualmente em oito laboratórios espalhados em cinco países.
“A abundância de recursos naturais e talentos técnicos no Brasil representa oportunidades únicas para pesquisar e solucionar questões cada vez mais críticas. O novo laboratório também oferece aos cientistas da IBM a oportunidade de estender sua colaboração junto a universidades, organizações governamentais e empresas no Brasil e por toda América Latina”, afirma John E. Kelly III, vice presidente senior da IBM e diretor do IBM Research.
A pesquisa no Brasil terá foco em:
-descoberta, exploração e logística ligadas a recursos naturais, inicialmente nas áreas de petróleo e gás, endereçando aspectos de sustentabilidade e segurança para as indústrias co-relacionadas.
-dispositivos inteligentes que podem ser criados utilizando avanços na área de semicondutores visando os desafios para construir um planeta mais inteligente. O laboratório será um centro de colaboração e inovação para empresas brasileiras e globais nas áreas de desenvolvimento e uso destes avanços.
-sistemas humanos inteligentes, com ênfase em eventos de larga escala. O objetivo inicial deste centro é desenvolver inovações que serão usadas nos grandes eventos desportivos realizados no Brasil, incluindo a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos de 2016.
Em um segundo momento, outras áreas para possíveis pesquisas nesse laboratório poderão incluir: transporte inteligente, sistema de saúde inteligente, agricultura inteligente, assim como as tecnologias de informação necessárias para dar suporte a estas indústrias (incluindo supercomputação).
Mais informações:
Luana Fleury
[email protected]
(11) 3323-1607
www.ibm.com/research

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?