Demanda de energia elétrica durante o horário de verão deve ter redução de até 4,5%

Demanda de energia elétrica durante o horário de verão deve ter redução de até 4,5%

Nos 24 municípios atendidos pela AES Eletropaulo, a concessionária prevê reduzir em 4,5% (190 MWh) o consumo de energia elétrica nos 119 dias de horário de verão. Para se ter uma ideia, esse volume corresponde à demanda de energia de um mês nos municípios de Osasco e São Caetano, que têm mais de 840 mil habitantes.

O horário de verão iniciará no próximo dia 20 de outubro (domingo), a partir de 0h. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora em todos os Estados do Sul – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – todos do Sudeste – São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais – e todos do Centro-Oeste – Goiás (onde fica o Distrito Federal), Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O horário de verão vai até o dia 16 de fevereiro.

De acordo com Otávio Grilo, Diretor de Operações da AES Eletropaulo, além da redução do consumo de energia, o horário de verão evita o pico de demanda às 19 horas. “Há uma redistribuição do consumo de eletricidade durante todo o dia”, disse o executivo.

Para auxiliar seus clientes a economizar energia de forma consciente, a AES Eletropaulo oferece o site http://consumomaisinteligente.com.br/simulador, no qual é possível reproduzir o ambiente doméstico e verificar o consumo dos equipamentos elétricos. Na casa virtual, o cliente seleciona cada aparelho e informa a quantidade, potência, frequência e tempo que, geralmente, utiliza esse equipamento. A partir dessas informações, o sistema calcula automaticamente o valor aproximado da conta de energia, incluindo os impostos.

Economia de energia também integra o tema Desenvolvimento e Valorização de Comunidades, definido pela Plataforma de Sustentabilidade da AES Brasil, que reúne um conjunto de diretrizes e metas, alinhadas ao Planejamento Estratégico das empresas do Grupo.

Para reduzir o consumo de energia durante todo o ano, veja dicas da concessionária:

– Mude sua geladeira ou freezer de lugar. Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam mais energia elétrica para compensar o ganho de temperatura. Mantenha-os afastados pelo menos 15 cm das paredes para evitar o superaquecimento;
– Nunca coloque roupas ou tênis para secar atrás de geladeiras;
– Desligue o chuveiro enquanto ensaboa o corpo, economiza água e energia;
– Passe, de uma só vez, a maior quantidade possível de roupas e use a temperatura indicada no ferro para cada tipo de tecido;
– Antes de cozinhar, retire todos os ingredientes de uma só vez da geladeira;
– Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que gastam 60% menos energia que uma incandescente;
– Troque o monitor do computador por modelos LCD;
– Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético. Procure por aparelhos com selo do Procel (no caso de nacionais), ou Energy Star (no caso de importados);
– Não deixe seus aparelhos em standby. Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função standby utiliza cerca de 15% a 40% de energia.

Sobre a AES Eletropaulo

Distribui energia elétrica para 24 municípios da região metropolitana de São Paulo incluindo a capital. A área de concessão da empresa abrange 4.526 km² e concentra a região socioeconômica mais importante do país, atendendo 6,6 milhões de unidades consumidoras e aproximadamente 17 milhões de clientes. Em consumo e faturamento, a AES Eletropaulo é a maior distribuidora de energia elétrica da América Latina.

Mais informações:
[email protected] | (11)  2195-7964 | www.aeseletropaulo.com.br

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?