De avião ou de trem?

De avião ou de trem?

No século passado, o setor aéreo e os cientistas investiram na corrida rumo à produção de naves maiores e mais rápidas. Resultado: em pleno século XXI, a indústria é responsável por 2% das emissões mundiais de carbono. Diante da pressão por práticas mais sustentáveis no setor, as companhias aéreas têm buscado formas de reduzir os impactos no meio ambiente causados pela sua atividade. O desenvolvimento de combustíveis mais limpos faz parte desses esforços. À exemplo disso, foi realizado o primeiro teste de utilização de biocombustível em aeronaves na Ásia. O mix foi desenvolvido a partir de derivados do óleo das sementes de camelina e jatropha.
Segundo a Associação de Companhias Aéreas Européias, a aviação é responsável por apenas um oitavo das emissões de carbono causadas pelo setor de transportes. Os maiores números estão associados as rotas de viagem, que correspondem a 80% das emissões do setor. Já a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) defende que a redução do número de vôos poderia causar efeitos drásticos para a economia global, já que 8% de sua atividade são derivadas destes vôos, e os benefícios climáticos seriam mínimos.
O setor aéreo registra um crescimento de cerca de 9% no número de passageiros ao ano desde 1960, fato alarmante para os grupos de defesa ambiental, já que uma viagem de avião emite 10 vezes mais carbono do que viajar de trem.
Investimentos em combustíveis limpos e rotas de vôos mais eficientes são algumas das medidas que as companhias aéreas pretendem tomar para minimizar os danos ao meio-ambiente.
Estatísticas do setor

– O setor de aviação global emite cerca de 2% do dióxido de carbono do mundo;
– As emissões da aviação estão previstas a cair cerca de 4,5% em 2009. Mais da metade desta queda se dará em conseqüência da menor demanda por vôos, proveniente da crise financeira global;
– Membros da IATA se comprometeram a usar 10% de combustíveis alternativos em 2017.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?