Cultura sustentável

Cultura sustentável

A menos de duas semana para o início da 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP 15, que acontece em dezembro deste ano na cidade de Copenhagen, na Dinamarca), o espaço de exposições e produção independente Matilha Cultural organiza um evento nos moldes do que melhor sabe fazer, reunindo cinema, exposições, ativismo e debates sobre como trazer temas complexos como as mudanças climáticas para o dia a dia .
O evento Copenhague é aqui!, que acontece de 24 de novembro a 20 de dezembro, traz uma programação gratuita que contempla a exibição de filmes, instalações de arte, exposição de fotos, debates e ações de mobilização. O objetivo dessa iniciaiva é compartilhar com os visitantes quais são os instrumentos imediatos, coletivos ou não, para tornar o cidadão comum um agente transformador da sociedade, independente do acordo político decidido na COP 15.
A mostra de filmes conta com exibições do documentário ficcional “A Era da Estupidez” (2008), um misto de documentário e ficção que aborda as complexas relações de causa e efeito das mudanças climáticas; além da exibição dos documentários “Mataram A Irmã Dorothy” (2008), sobre a freira e ativista norte-americana que foi assassinada na Amazônia em 2005; e “Abraço Corporativo”, que narra a jornada de um consultor de Recursos Humanos para ser reconhecido na mídia.
No âmbito das artes, a maratona contará com a presença do inventor Arnaldo Pandolfo, irmão mais velho da dupla OSGEMEOS e responsável pela parte mecânica de diversas engenhocas expostas pelos grafiteiros. Dono de um acervo de peças coletadas na rua, em ferros velhos, brechós e desmanches, Arnaldo apresenta um buquê de flores de metal. O artista também está desenvolvendo um carro na sua oficina e já criou uma bicicleta para pedalar deitado.
A mostra contará ainda com projeções e uma instalação multimídia com um computador gerando um conteúdo informativo, que poderá ser baixado via Bluetooth. O destaque vai para os três painéis de madeira especial, com resinas sintéticas e outros aditivos, com imagens de uma interpretação inédita da obra “As Meninas”, do pintor espanhol Velásquez, em que os personagens da cena estão jogando o videogame wii , falando ao celular, usando computadores e jogando videogames.
Para mais informações sobre o evento, acesse: http://matilhacultural.com.br
Programação (primeira quinzena)
05/12
VAGA VIVA: transformação da vaga de estacionamento de carros em espaços de convivência na Rego Freitas.
11h Abertura e café da manhã.
14h às 16h Vivência “Ecologia Feminina”, com Morada da Floresta.
16h às 18h Conversa com Lino Matheus Sá, fundação Pró-Mantiqueira, sobre relação floresta/cidade.
18h às 21h Roda de Samba com Projeto Samba do Monte.
ARTE/FOTO
Até 20/12 na sala modular
TUDO É ENERGIA, NADA É LIXO
Mostra Coletiva com instalações de Binho Ribeiro e Marcelo Teixeira, Arnaldo Pandolfo, Laborg, Coletivo Lixo eletrônico
De terça a sábado das 13h às 21h
Até 20/12 na galeria
ESCOLHAS
Exposição de fotos do Greenpeace, sobre mudanças climáticas e desmatamento.
De terça a sábado das 13h às 21h
CINEMA
Até  5/12
A ERA DA ESTUPIDEZ, de Franny Armstrong / Reino Unido / 2009 / 100 min
De quarta a sexta: 17h e 21h sábados: 21h
Até 28/11
ABRAÇO CORPORATIVO, de Ricardo Kaufmann / Brasil / 2009 / 75 min
De quarta a sábado 19h
02/12 A 05/12
MATARAM A IRMÃ DOROTHY, de  Daniel Junge / Brasil, EUA /2008 / 94 min
De quarta à sábado, 19h.
TODA PROGRAMAÇÃO É GRATUITA

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?