Convite à ação

Convite à ação

Visão positiva do futuro sem perder o senso de urgência. Assim pode ser exemplificado o trabalho do Guerreiros sem armas. O movimento, idealizado pelo Instituto Elos, empreende intervenções em comunidades urbanas sujeitas a riscos sociais e ambientais a fim de recuperar espaços de convivência e junto com eles as próprias relações humanas.
As ações são realizadas por jovens de todo o mundo capacitados na metodologia Elos de ativação e desenvolvimento de comunidades. A investigação de informações, resgate de origens culturais, técnicas de construção, elaboração coletiva de propostas de ação e mobilização de recursos físicos, institucionais e financeiros são algumas das competências desenvolvidas pelos guerreiros em seu processo de formação.
Depois de transformar a realidade de bairros no litoral paulista, o grupo agora promove o Oásis Santa Catarina, ação que conta com três etapas. Na primeira, pessoas do Brasil inteiro poderão conhecer a realidade e a história das comunidades catarinenses afetadas por enchentes e, por meio de um jogo virtual, contribuir para a sua reconstrução.
As 10 equipes vencedoras dessa primeira etapa se reunirão no início de julho para receber um treinamento básico de três dias, em seguida promoverão cinco dias de mutirão com as comunidades eleitas.Em novembro, o movimento realizará um encontro no Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo, com representantes de organizações sociais de vários continentes e agências internacionais, governantes, empresários, especialistas em mudanças climáticas. Juntos eles discutirão as melhores práticas e estratégias de ação para desenvolver protótipos sustentáveis aplicados à realidade de Santa Catarina. Ao final do evento, os grupos serão levados à Santa Catarina por aviões da Força Aérea Brasileira para dois dias de construção coletiva dos melhores protótipos desenvolvidos no Seminário.
O resultado esperado é o pacto social de colaboração entre empresários, governantes e sociedade civil para desenhar e implantar um plano estadual de desenvolvimento sustentável (PEDS) no estado a ser apresentado em janeiro de 2010.
Clique aqui e saiba mais sobre o Oásis Santa Catarina
Conheça os Guerreiros sem armas

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?