Consumo sustentável é tema de oficina online na Rede Mobilizadores

Consumo sustentável é tema de oficina online na Rede Mobilizadores

Consumo sustentável é o tema da próxima oficina online que a Rede Mobilizadores promove, em duas edições: a primeira, de 29 de agosto a 2 de setembro e a segunda, de 12 a 16 de setembro. O objetivo é disseminar conceitos de educação para o consumo e ajudar os participantes a refletir sobre suas práticas de consumo, tendo em vista a formação de consumidores participativos, críticos e conscientes do seu papel na sociedade.

A primeira edição da oficina será facilitada por Ana Valéria de Freitas Silva, e a segunda, por Juliana Azevedo de Souza, técnicas da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O material didático contará com diversas cartilhas da Coleção Educação para o Consumo Responsável, do Inmetro, que abordam temas como: direitos e deveres do consumidor; ética; meio ambiente; publicidade; e saúde e segurança.

O Inmetro promove cursos de formação de multiplicadores em Educação para o Consumo Sustentável, com a finalidade de estimular o desenvolvimento da cidadania e conscientizar os participantes (consumidores em potencial) para atuarem como indutores no processo de melhoria contínua da qualidade do que é produzido pela indústria nacional.

A importância de se discutir o atual modelo de consumo e alternativas para se chegar a um consumo sustentável é urgente. Nos últimos dois séculos, a partir da Revolução Industrial, especialmente nos últimos 60 anos, houve um aumento significativo da produção industrial, da agricultura e do uso de energia, resultando em grande emissão de gases de efeito estufa que aquecem a superfície terrestre – é o que chamamos de aquecimento global. O aumento no consumo de energia, água, minerais e elementos da biodiversidade também vem causando sérios problemas socioambientais, como poluição da água e do ar, contaminação e desgaste do solo, desaparecimento de espécies animais e vegetais, mudanças climáticas, reaparecimento de doenças já erradicadas e novas enfermidades, crise no preço dos alimentos, etc.

Para participar da oficina, é preciso estar cadastrado no site. O processo é simples e rápido. Basta acessar www.mobilizadores.org.br e clicar em “Inscreva-se”. É necessário ainda solicitar a ficha de inscrição, entre 10 e 16 de agosto, pelo e-mail [email protected]. Os 100 primeiros inscritos vão participar da primeira edição da oficina. Os demais, até o limite de 100, da segunda.

Os inscritos que lerem o material de apoio e deixarem perguntas e/ou comentários reflexivos no minifórum da oficina receberão um certificado de participação emitido pela Rede Mobilizadores.

As duas edições da oficina estão sendo realizadas com apoio da Fundação Banco do Brasil e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mais informações sobre a oficina ou sobre a Rede Mobilizadores podem ser obtidas pelo telefone (21) 2528-3352.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?