Sustentabilidade Corporativa | ESG

Sustentabilidade Corporativa e ESG são tratados aqui como nomenclaturas semelhantes, não havendo entre elas nenhuma diferença conceitual marcante.

ESG é o nome que se dá hoje à sustentabilidade corporativa no mercado financeiro. Tornou-se, portanto, reconhecido em termos globais depois que o Fórum Econômico Mundial passou a apontá-lo como uma nova medida para análise do valor de ativos.

E embora seja tratado como um relatório de informações para tomada de decisão de investidores, a Ideia Sustentável possui duas metodologias próprias – uma para avaliar o estágio de maturidade da empresa nos temas ESG; outra para traçar a estratégia da empresa, considerando a elaboração de diretrizes, temas e objetivos da companhia em sua jornada de sustentabilidade/ESG. Ambas avaliam os avanços socioambientais da empresa e os principais riscos ESG do setor ao qual ela pertence.

diagnóstico ESG

Diagnóstico realizado por meio de ferramenta própria, baseada em reportes, rankings e ratings do mercado, nacionais e internacionais. Avaliação das ações da empresa em relação aos temas relevantes em ESG e do setor, identificação de riscos na visão de investidores e melhores práticas de outros players do mercado. Avaliação de gaps e oportunidades socioambientais.

planejamento ESG

Usando metodologia própria, que inclui análise de cenários, tendências, riscos e melhores práticas setoriais; escuta ativa de stakeholders para validações e inputs na elaboração de um modelo de sustentabilidade, com eixos, temas e objetivos para a jornada de sustentabilidade da empresa. Entregamos ao cliente uma visão estratégica de sustentabilidade/ESG, pronta para ser incorporada à sua estratégia de negócios.

Nossa metodologia ainda conta com o desenvolvimento de capacitações específicas para a criação de cultura e a total compreensão da estratégia, por líderes e colaboradores, assim como a recomendação de instâncias de governança, como Conselhos, Comitês e Comissões, que sustentam e proporcionam o avanço do tema de forma transversal e estratégica, na empresa.

comunicação

Sensibilizamos áreas da empresa (comunicação e marketing) e agências sobre a estratégia de sustentabilidade/ESG, com apresentação dos diversos recortes da estratégia, conceituando cada parte e seus significados para o negócio.

Estruturamos planos de comunicação, interna e externa, com base na maturidade da empresa no tema, facilitando o planejamento de comunicação e ampliando o potencial de reconhecimento da marca em sustentabilidade/ESG, por seus diversos stakeholders.

Criamos documentos internos, como Políticas (de Sustentabilidade, Diversidade, Direitos Humanos, entre outras), Estatutos e Normas, que oficializam o compromisso da empresa com o Desenvolvimento Sustentável.

manifesto e proposição de valor

Como consequência do planejamento, ou mesmo para empresas que já possuem um plano ESG em curso, elaboramos o manifesto da marca em sustentabilidade/ESG, sintetizamos esse posicionamento em uma proposição de valor, e ainda propomos a sua “assinatura” de sustentabilidade.

O Manifesto trata do conceito de sustentabilidade/ESG e é entregue em forma de texto, com base na estratégia de sustentabilidade/ESG da empresa. Utiliza o tom de voz da comunicação institucional da empresa, proporcionando conexão entre marca e sustentabilidade.

A Proposição de Valor é uma frase que resume o Manifesto de sustentabilidade/ESG, que pode ser utilizada nos diversos materiais de comunicação da empresa, assim como uma ‘assinatura’ – uma variação do slogan de uma marca, marcante e simples, ou uma hashtag, que define e posiciona a marca, se tornando um reforço na memória de stakeholders.

diagnóstico de cultura

Usando metodologia própria, baseada em guia temático autoral, apoiamos gestores de Recursos Humanos de empresas na identificação de oportunidades para fortalecer internamente a sustentabilidade; realizamos entrevistas com colaboradores e líderes, visitamos as unidades de negócio e analisamos os documentos que compõem a identidade da organização (visão, missão, valores, propósito) para avaliar o nível de conhecimento, interesse e a aderência dos profissionais ao conceito. Com base numa análise de gaps em relação à média das empresas do mercado brasileiro (do segmento de negócio do contratante e de outros segmentos de negócio), apresentamos um plano de ação.

plano de ação

Após a definição da estratégia, elaboramos o Plano de Ação, de forma co-criada com líderes da empresa, responsáveis pela implementação da estratégia: um conjunto de ações conectadas ao plano de sustentabilidade/ESG, conforme indicadores de mercado. Definimos os KPIs para monitoramento e a obtenção de resultados positivos da estratégia, voltados a evidenciar a consistência da empresa na implantação de sua estratégia.

Para empresas que já possuem estratégias e iniciativas de sustentabilidade/ESG em andamento, realizamos a avaliação de ações e proposição de atualizações.

fale conosco

Para mais informações sobre palestras, cursos, workshops, consultorias ou contratar outros serviços, preencha o formulário ou entre em contato.

Entre em contato
1
Posso ajudar?