Construções verdes

Construções verdes

Segundo levantamento realizado pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), as grandes empresas estão cada vez mais em busca da construção e desenvolvimento de novas técnicas sustentáveis. Isso porque, além da responsabilidade ambiental, os prédios verdes custam, em média, apenas 5% a mais que os comuns, valor compensado por uma considerável economia de recursos que, em geral, fica na casa dos 30%.
De acordo com o Departamento de Energia dos Estados Unidos, o setor de construção civil é responsável por 39% de todo o consumo energético e por um porcentual semelhante de emissão de gases de efeito-estufa na atmosfera – o que significa dizer que o potencial de degradação do meio ambiente desse setor da economia é muito alto, fator que estimula a busca por novas perspectivas na área.
O setor debate
O tema será discutido dia 11 de agosto no Teatro Shopping Frei Caneca, em São Paulo, pelo seminário Como Viabilizar a Sustentabilidade na Construção Civil, que destaca o desafio de como aliar crescimento com responsabilidade ambiental.
O evento será realizado pela PINI, e terá como objetivo debater alguns dos fatores críticos capazes de aumentar a ecoeficiência das edificações e auxiliar as empresas no cumprimento da legislação, sem arcar com multas e sanções.
Serão discutidos temas como: uso racional da água, de energia elétrica e as possibilidades abertas pela energia solar; impactos da legislação ambiental e os custos de construção, operação e manutenção.
As inscrições para o evento podem ser feitas por aqui [ http://www.piniweb.com/sustentabilidade ].
Palestras
– 9h às 10h: Uso Racional da Água: Estado-da-Arte no Brasil e no Mundo – Professor Orestes Marraccini Gonçalves (Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo)
– 10h30 às 11h30: Energia Solar: Alternativas e Viabilidade Técnica e Econômica – Engenheiro Racine T.A. Prado (Professor associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo)
– 13h30 às 14h20: Eficiência Energética: Regulamentação, Classificação e Conformidade Técnica – Engenheiro Roberto Lamberts (Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina)
– 14h20 às 15h10: Legislação Ambiental na Construção Civil – Advogado José Carlos Baptista Puoli (Membro do Conselho Jurídico do SindusCon-SP)
– 15h40 às 16h30: Custos de Construção, Operação e Manutenção de Empreendimentos Imobiliários Sustentáveis – Engenheiro Luiz Henrique Ceotto (Diretor de Design & Construction da Tishman Speyer)
Serviço
Seminário “Como Viabilizar a Sustentabilidade na Construção Civil”
Data: 11/08/09
Local: Teatro Shopping Frei Caneca
Endereço: Rua Frei caneca, 569
Horário: 9h às 17h

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?