CONSCIÊNCIA – Grupo Evonik é sinônimo de compromisso com a sustentabilidade

CONSCIÊNCIA – Grupo Evonik é sinônimo de compromisso com a sustentabilidade

O grupo Evonik, que teve sua origem na Alemanha há cerca de 170 anos e está presente no Brasil desde 1953, se destaca em seus segmentos de atuação não somente pela qualidade do amplo portfólio de produtos oferecidos ou por sua excelência no campo da pesquisa e inovação, mas também por seu compromisso permanente com a sustentabilidade.

Para a Evonik, ter responsabilidade corporativa é encontrar um equilíbrio entre fatores econômicos, ambientais e sociais, a fim de assegurar o desenvolvimento sustentável da empresa. Desde o início de suas operações, tem uma grande preocupação com a preservação ambiental e com as ações de responsabilidade social. Prova disso é que foi uma das primeiras no mundo a receber uma patente de proteção ambiental, concedida pelo Registro Imperial Alemão em 1882.

Atualmente, integra o Econsense, fórum de desenvolvimento sustentável da indústria alemã. Por meio de sua área Química, é membro do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), além de apoiar o Responsible Care®, iniciativa global do Conselho Internacional das Associações da Indústria Química (ICCA), que promove o uso sustentável dos recursos.

A Evonik acredita que com a escassez de recursos naturais, aumento do preço da energia e as mudanças climáticas, o futuro está repleto de desafios, que só poderão ser superados mediante esforços dirigidos. A empresa elaborou o prospecto “21 Amazing Answers to the Next Big Thing: Energy Efficiency” (21 Respostas Incríveis para a Grande Questão: Eficiência Energética), no qual apresenta um resumo dos projetos em que está trabalhando para enfrentar estes desafios. Carros sem escapamento, refrigeradores com espuma especial e energia das profundezas da terra são alguns dos exemplos. Os projetos mostram que é possível aliviar o ônus que recai sobre o meio ambiente ao mesmo tempo em que se mantém uma rentabilidade sustentada.

Pesquisa e desenvolvimento

O desenvolvimento de matérias-primas e produtos finais menos agressivos ao meio ambiente, seja em sua produção ou em sua aplicação, é a mais forte tendência de mercado em todos os segmentos produtivos. Por isso, a atividade de pesquisa e desenvolvimento é um propulsor essencial de inovação e sucesso na Evonik, que investe mais de 300 milhões de euros ao ano nessa área.

Cerca de 2.300 profissionais altamente qualificados, em 35 unidades ao redor do mundo, se dedicam diariamente à pesquisa de novas substâncias, produtos, ideias e modelos. Para se manter na dianteira da pesquisa científica, a empresa mantém mais de 350 parcerias com universidades em diversos países.

Os investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento de produtos, com o intuito de atender às novas demandas de mercado, visam não somente à produção de novos itens como a melhoria dos produtos que já fazem parte do portfólio, sobretudo no aspecto da sustentabilidade.

Desta forma, já oferece aos seus clientes, no mundo todo, uma grande variedade de matérias-primas para atender as tecnologias mais modernas e benéficas para o meio ambiente. São produtos, serviços e soluções, que ajudam a diminuir o consumo de recursos naturais e reduzir as emissões de poluentes.

Isso inclui a produção de matérias-primas essenciais para a indústria da energia solar; materiais modernos, leves e econômicos, diminuindo o consumo de energia no setor de transportes; soluções energéticas para a construção habitacional; insumos que atendem formulações com alto teor de sólidos, sistemas à base de água; além de fornecer itens livres de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis), produzidos à base de matérias-primas renováveis e produtos prontos que não agridem o meio ambiente.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?