Primeira rede do Brasil a eliminar o uso de sacolas plásticas, o Carrefour dá mais um importante passo para cumprir seu compromisso de banir totalmente o uso das tradicionais sacolinhas de todas as suas unidades, fortalecendo sua política sustentável voltada para a promoção do consumo consciente. Desde o dia 25 de janeiro as 73 unidades Carrefour de São Paulo fazem parte da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, promovida pela Associação Paulista de Supermercados com o apoio do Governo e Prefeitura de S. Paulo e do varejo supermercadista.
Para ajudar seus clientes nesse processo de mudança na maneira de transportar suas compras, o Carrefour promoveu um programa de informação e conscientização para 32 mil colaboradores que atuam nestas unidades sobre os danos causados pelas sacolas, soluções alternativas de transporte de compras e como manejar corretamente o lixo doméstico. Além da estratégia de comunicação desenvolvida pela APAS, o Carrefour lançou no dia 03 de janeiro de 2012 uma campanha voltada ao tema, que contempla sinalização no ponto de venda e folhetos explicativos.
“Recebemos mensalmente nas lojas de São Paulo cerca de 7,5 milhões de clientes, o que mostra o importante papel que o Carrefour tem para mobilizar a população em prol de hábitos de consumo mais sustentáveis, que contribuam diretamente na preservação do meio ambiente. Por isso, acreditamos que o sucesso desta iniciativa está totalmente ligado ao trabalho conjunto do poder público, iniciativa privada e sociedade civil”, reforça Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil.
O sortimento de embalagens reutilizáveis foi ampliado para garantir total comodidade aos clientes no momento de suas compras. A tradicional Sacola Reutilizável Carrefour, feita em ráfia e que suporta 35 kg, está disponível agora em oito estampas diferentes, com preço de R$ 2,90. Para quem esquecer sua embalagem sustentável, há também uma sacola 100% biocompostável, produzida com base em uma resina especial derivada do milho, que conta com matéria-prima renovável e é biodegradável em até dois anos. Esta opção é comercializada a R$ 0,19. Para completar, as lojas oferecerão caixas de papelão gratuitamente.
A eliminação do uso das tradicionais sacolas plásticas é um compromisso mundial do Grupo Carrefour e já é uma realidade em países como França, China e Polônia. No Brasil, este movimento teve inicio na loja Carrefour Piracicaba, primeira da rede a adotar a medida sustentável em março de 2010, que já foi estendida para as cidades de Belo Horizonte e Jundiaí, totalizando 23 unidades.
Mais informações:
Anne Caroline Fadul: [email protected]
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.