CONSCIÊNCIA AMBIENTAL – Programa da Casas Bahia chega às 76 mil lâmpadas recicladas

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL – Programa da Casas Bahia chega às 76 mil lâmpadas recicladas

O Amigos do Planeta é um programa socioambiental que tem como objetivo engajar os mais de 57 mil colaboradores da rede para que atuem na preservação do meio ambiente, não só dentro da Casas Bahia como também nas suas respectivas comunidades. Baseado no conceito dos 3R’s (redução, reutilização e reciclagem de materiais), o programa inclui ações de conscientização e de mobilização e projetos de ecoeficiência para redução do consumo de recursos naturais e energia elétrica. Desde sua fundação, já encaminhou mais de 30 mil toneladas de materiais para reciclagem, poupando do meio ambiente diariamente o lixo gerado/dia por uma cidade de mais de 35 mil habitantes. Entre os índices já alcançados, o programa reduziu 45% do volume de copos plásticos consumidos pelos colaboradores e 20% do volume de papel, além de destinar para o descarte correto mais de 4 toneladas de pilhas/ baterias e 76 mil lâmpadas.

Luz responsável

Das ações que compõem o projeto socioambiental da empresa, tem se destacado a reciclagem de lâmpadas. Todas aquelas que são descartadas nos depósitos e lojas da rede varejista ganham destino correto: são enviadas para descontaminação e reciclagem, evitando que seus resíduos alcancem o solo e a água. Na reciclagem, o mercúrio é reutilizado na produção de barômetros e termômetros, o vidro vai para a produção de pisos e o pó fosfórico para a indústria de cerâmica. As pilhas e baterias depositadas nos coletores instalados nas filiais da rede também são encaminhadas para a descontaminação. Ao todo, já foram 6 toneladas.

Sobre o Amigos do Planeta

O Amigos do Planeta conta com várias ferramentas: desde uma ampla campanha de conscientização, envolvendo frequentes treinamentos dos colaboradores e iniciativas de comunicação, até a própria coleta seletiva de lixo, a partir da qual, plásticos, papéis, papelão, isopor, entre outros materiais, são enviados para uma Central de Triagem – CT construída especialmente para o projeto dentro do centro de distribuição de Jundiaí. A central, que conta com 1.400 m² de área, emprega mais de 50 colaboradores da região, entre pessoas que estavam desempregadas, ex-catadores de lixo e deficientes físicos. Os materiais recicláveis que são enviados à CT são cuidadosamente separados e prensados em fardos, prontos para serem comercializados.

Para mais informações sobre o Amigos do Planeta, clique aqui.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?