Confira balanço surpreendente da Plataforma em 2011 e os próximos passos

Confira balanço surpreendente da Plataforma em 2011 e os próximos passos

Por Ricardo Voltolini

O ano de 2012 já chegou.

E eu não poderia deixar de agradecer essa enorme rede de apoio ao projeto Plataforma Liderança Sustentável, formada por clientes, parceiros, empresas entusiastas, leitores da revista Ideia Sustentável, seguidores de twitter, amigos de facebook, participantes das palestras e workshopsem todo o Brasil, alunos e ex-alunos dos cursos de MBA da Fundação Dom Cabral, FIA, Poli-USP, Aberje e Sustentare.

CLIQUE AQUI e confira relatório completo das atividades da Plataforma em 2011.

Registro aqui, desde já, o meu agradecimento formal aos apoiadores do projeto Plataforma Liderança Sustentável: Tetra Pak, Santander, Fibria, AES Brasil, Natura, Promon, Alcoa e Ambev. E também aos parceiros SESI, ABDL, Setor 2 ½ e TAM. Sem eles não teríamos rodado o Brasil e espalhado as ideias sobre liderança e sustentabilidade.

O ano de 2011 foi realmente intenso! E dos mais incríveis já vividos por Ideia Sustentável em seus 14 anos de existência! Com grandes conquistas para a expansão da causa da sustentabilidade nas empresas brasileiras.

Andando pelo país e falando com milhares de líderes e jovens líderes empresariais, nas mais diferentes regiões, observei um terreno fértil para ideias como as que propusemos no livro Conversas com Líderes Sustentáveis. Muito mais fértil do que em anos passados recentes. Nada mais fizemos, com a ajuda de alguns dos líderes entrevistados no livro, do que semear – e semear muito, com muita energia– nessa terra boa. “Estamos remando a favor da maré”, como bem definiram Fábio Barbosa (Grupo Abril) e Guilherme Leal (Natura), dois líderes de primeira hora da Plataforma Liderança Sustentável.

Fortalece o meu otimismo a reação entusiasmada que verifiquei na maioria dos jovens líderes diante das histórias contadas nos vídeo-depoimentos. “Se este líder inseriu sustentabilidade e obteve sucesso para a empresa e em sua carreira, eu também posso fazer”, responderam muitos deles em conversas e interações riquíssimas que, na condição de especialista no tema,  vou levar como verdadeiro legado do primeiro ciclo da Plataforma Liderança Sustentável. Era exatamente esse tipo de sentimento que desejávamos inspirar quando iniciamos o movimento em junho, ainda sem saber ao certo o alcance que ele teria.

A história deste “movimento” –não tenho nenhum dúvida– está apenas começando. Muito há ainda por se fazer. 36 cidades solicitaram a presença da Plataforma Liderança Sustentável para 2012. Inúmeras universidades, federações de indústria e escolas de negócio já requisitaram o projeto.  São inúmeros também os pedidos de programas estruturados de desenvolvimento para que os líderes aprendam a inserir a sustentabilidade na gestão do negócio e na cultura da empresa.

A hora é, portanto, de iniciar um movimento educacional importante—desafio para o qual Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade está mais do que vocacionada e que deverá dar o tom de nossas atividades ao longo do próximo ano. Dois programas de formação de líderes em sustentabilidade – nos formatos workshop e imersão – estão em processo final de gestação. O objetivo é justamente preparar lideranças em diferentes níveis, utilizando os achados do livro Conversas com Líderes Sustentáveis e alguns temas/abordagens identificados nas viagens e interações feitasem todo o Brasil.

Em breve, publicaremos aqui um relatório de atividades do primeiro ano de Plataforma Liderança Sustentável. Por ora, divido com você alguns números e fatos que nos dão muito orgulho e, também a dimensão de nossas responsabilidades para o novo ano que se aproxima.

1) Em seis capitais06 encontros regionais (SP, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro) reuniram 850 líderes empresariais aos quais coube disseminar em suas empresas e redes os conteúdos apreendidos sobre liderança para sustentabilidade. Esses encontros permitiram identificar e conectar líderes empresariais interessados no tema. Algumas dinâmicas foram gravadas e deverão subir ao portal www.ideiasustentavel.com.br) já no início de 2012, como conteúdo suplementar.

2) Peregrinação pelo país – Foram 66 encontros presenciais (entre palestras, workshops, aulas magnas, grupos de trabalho) realizados em empresas, associações classistas,universidade, escolas de negócio e federações de comércio e indústrias. Essa peregrinação, concentrada entre junho e dezembro de 2011, atingiu diretamente 7.200 pessoas, em diversas cidades brasileiras. Considerando que a maioria dos participantes representava, mais do que a si mesmo, empresas e organizações específicas—e acorreu aos encontros com o objetivo de aprender para repassar – os conhecimentos adquiridos foram multiplicados em diferentes redes profissionais, alcançando um público impossível de mensurar.

3) Histórias dos líderes espalham mensagem – Os  videodepoimentos tiveram mais de 15 mil visualizações na internet. Um feito importante se considerarmos que são vídeos de palestras com 15 minutos. No entanto, atendendo a solicitações feitas por professores e coordenadores de universidades, escolas de negócio, federações de indústrias, SESIs, SENACs e SEBRAEs, os vídeos foram gravados e reproduzidos em situações de educação executiva, aulas de MBAs, cursos, grupos de trabalho, comitês de sustentabilidade –formando um esforço de disseminação relevante, e também impossível de mensurar com a devida precisão. Todos os dias chegam à Ideia Sustentável solicitações para reprodução dos vídeos.

4) Reforço de mídia – Cerca de 22 entrevistas sobre a Plataforma Liderança Sustentável, em diferentes veículos de comunicação (jornais, revistas, rádios, TVs e portais) atingiram um público potencial estimado em 80 mil pessoas em todo o Brasil.  Os vídeos de entrevistas publicados nas redes sociais tiveram 2.500 visualizações. Este número cresce dia a dia.

5) Nas redes sociais, como rastilho de pólvora – O mais importante trabalho de disseminação se deu nas redes sociais. E a elas atribuo boa parte do sucesso do projeto. Foram quatro meses de campanhas, que se apoiaram nas ferramentas de Facebook e Twitter. A primeira estimativa mostra que os mais de1.300 posts contendo os vídeos-depoimentos receberam  algo em torno de 4 mil likes, levando a mensagem, em cadeia, a um público estimado em mais de 3 milhões de pessoas. Os números mais uma vez são estimativos. E muito conservadores. Provavelmente, sejam maiores. Parcerias feitas com portais especializados em sustentabilidade, administração e gestão ampliaram em muito o espectro de audiência, atingindo um tipo de público que classificamos como de “não convertidos” – isto é, gente que não costuma circular noseventos de sustentabilidade nem trabalhar diretamente com o tema nas empresas e universidades.

6) Interesse de todo o país – Ideia Sustentável recebeu cerca de 36 solicitações formais de cidades interessadas em receber os encontros da Plataforma Liderança Sustentável, entre as quais Porto Alegre (RS), Caxias do Sul (RS), Bento Gonçalves (RS), Cuiabá (MT), Campinas (SP), São Bernardo do Campo (SP), Manaus (AM), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Recife (PE), Salvador (BA), Londrina (PR) e Goiânia (GO).

7) Livro embalado — O livro Conversas com Líderes Sustentáveis, já em sua segunda edição, transformou-se em leitura recomendada em importantes universidade e escolas de negócio brasileiras como Fundação Dom Cabral, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas e outras. Em algumas empresas, como Ultragaz e AES Brasil, o livro foi distribuído para grandes grupos de executivos em ação com o propósito de fortalecer conhecimentos e princípios ligados ás políticas de sustentabilidade. A expectativa é que esse tipo de demanda mais do que dobre em2012, a julgar pelas manifestações expressas de algumas empresas.

Por tudo isso, quero agradecer o seu apoio ao projeto. E convocá-lo a seguir junto conosco, fortalecendo as condições para levar a Plataforma Liderança Sustentável a sua cidade, a sua empresa ou organização, visitando o portal www.ideiasustentavel.com.br/lideres, lendo e utilizando os estudos, pesquisas e vídeos em treinamentos e espalhando suas ideias por suas redes.

Como diz o nosso slogan, em 2012, “siga e seja seguido.”

Ponha sustentabilidade em sua empresa. Para o bem da sociedade e do planeta!

Grande abraço!

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?