Conferência internacional debate mobilidade urbana e arquitetura para as cidades do futuro

Conferência internacional debate mobilidade urbana e arquitetura para as cidades do futuro

Em São Paulo, entre os dias 11 e 20 de março, as alternativas, soluções e iniciativas para mobilidade urbana e arquitetura serão debatidas durante o evento “A Cidade e o Jovem – contribuições da arquitetura e do urbanismo para as novas gerações“, conferência que trará especialistas e exemplos internacionais em algumas das principais universidades da capital.

O objetivo é estimular a reflexão de arquitetos, estudantes de arquitetura e profissionais de gestão pública para debater soluções para um ambiente urbano mais inclusivo e conectado com temas atuais da sociedade contemporânea, além de estimular inspiração em cases de culturas milenares que refletem seus costumes como soluções para o mundo atual e futuro.

As dificuldades de locomoção, construir uma arquitetura mais eficaz das grandes cidades e a sustentabilidade de seus territórios se tornou tema de preocupação cada vez maior nos grandes centros urbanos, onde o transporte público não atende às expectativas da sociedade, os congestionamentos ficam cada vez maiores e as áreas degradadas nos centros e periferias das metrópoles diminuem a qualidade de vida de quem mora ou trabalha próximo a essas regiões.

De acordo com dados do Detran-SP, mais de 130 mil novos carros foram registrados em São Paulo em 2013, a maior frota em três anos. A partir desses dados, muito se questiona se ainda há espaço para os 5,4 milhões de automóveis existentes na maior cidade do Brasil.

Organizado pela ONG Opção Brasil e patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), o evento será realizado em parceria com as universidades Mackenzie, Uninove, Fundação Santo André, Escola da Cidade, Belas Artes e Fiam-Faam. Nas apresentações, conferencistas de cinco países apresentarão inciativas que ajudarão no pensamento sobre como as novas gerações poderão lidar com as cidades do futuro diante desses problemas e soluções.

Para o diretor-presidente da Opção Brasil, Daniel Vaz, o evento é a oportunidade ideal para realizar a integração de universidades e promover o intercâmbio de práticas reconhecidas em todo o mundo. “Os exemplos e iniciativas mostrados nesse evento certamente servirão de inspiração para os jovens e eles poderão ganhar um novo olhar sobre os desafios que enfrentaremos cada vez mais nas megalópoles”, comenta.

Já para o presidente do CAU/SP, Afonso Celso Bueno Monteiro, a integração dos jovens na discussão sobre a construção das cidades, seus diretos e formas de ocupação, é fundamental, pois eles são abertos às mudanças e transformações necessárias. “É importante também conhecermos as boas experiências internacionais, convidando os profissionais da arquitetura e urbanismo e toda a sociedade brasileira para esse debate”, observa.

Além das palestras, os participantes terão oficinas e vivências acerca das diferentes formas de preservação, observação das diferentes arquiteturas urbanísticas e povos indígenas situados na cidade de São Paulo.

Programação:

Oficinas e Vivências:

Sobre a Opção Brasil

A Opção Brasil é uma Organização Não Governamental fundada em 1991 com o objetivo promover a participação social, autônoma e empreendedora da juventude universitária na América Latina a partir do estímulo às práticas extensionistas das universidades da região, além de construir um espaço de participação da juventude no país. Para saber mais: http://www.opcaobrasil.org/.

Mais informações:

[email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?