COMUNICAÇÃO: Unilever anuncia nova visão global

COMUNICAÇÃO: Unilever anuncia nova visão global

A Unilever lançou recentemente sua nova visão global “Trabalhamos para criar um futuro melhor todos os dias”. A iniciativa tem como objetivo reforçar o comprometimento da companhia com o desenvolvimento sustentável, já integrada na estratégia corporativa da empresa.
A nova visão está centrada em ajudar as pessoas a se sentirem bem e bonitas, aproveitar mais a vida com marcas e serviços que são bons para elas e para os outros, e inspira-las a terem pequenas atitudes diárias que farão uma grande diferença para o mundo. O tripé mostra a elasticidade do conceito de gestão em sustentabilidade que vai além do gerenciamento ambiental e inclui questões fundamentais como nutrição, saúde e bem estar.
“É uma grande oportunidade de gerarmos um impacto positivo na sociedade, de tocar a vida de milhares de consumidores com nossos produtos, mostrando que eles podem fazer a diferença com atitudes simples no seu dia a dia. Acreditamos que pequenas ações, multiplicadas por bilhões de pessoas, resultam em uma grande mudança para criar um futuro melhor, que cada gesto conta”, enfatiza Kees Kruythoff, Presidente da Unilever Brasil.
Entre os motivos que definiram essa estratégia está o fato de o País ser o pioneiro na comunicação da sua marca corporativa. O conhecimento da marca Unilever cresceu nos últimos anos de 7%, em 2004, para 73% em 2010. Além disso, a subsidiária brasileira tornou-se a segunda maior operação da companhia no mundo, ficando atrás apenas dos EUA.
Nos últimos anos, a Unilever Brasil desenvolveu uma estratégia de sustentabilidade em cima de pilares distintos e bem definidos, que estabelecem metas como investir em tecnologia e buscar soluções que criem uma cadeia sustentável. Para mapear todas as áreas da companhia e descobrir o que já estava sendo feito e que ainda poderia ser feito, além de desenhar e implementar diretrizes corporativas de sustentabilidade, foi criado, em 2010, o Comitê de Sustentabilidade da Unilever, composto por líderes de diversas áreas da empresa.
Em conjunto com todas as ações que já desenvolve e com a campanha institucional, a Unilever lançará algumas iniciativas e inovações ao mercado ainda este ano. Um deles é o programa global de categoria de cuidados com as roupas “Por um Planeta mais Limpo”, uma forma de ajudar e incentivar os consumidores dos produtos da categoria a atingir os excelentes resultados de limpeza que procuram, com produtos que também lhes permitam reduzir o impacto que o ato de lavar roupa tem para o meio ambiente.
O plano se concentrará em três áreas: redução do impacto das fábricas da Unilever na produção de produtos de limpeza; redução dos impactos através de tecnologias e inovações e envolvimento dos consumidores em hábitos mais ambientais na lavanderia. Este último ponto é especialmente importante porque pesquisas mostram que a pegada ecológica de produtos de lavanderia ocorrem durante o uso doméstico: 95% da água e 70% das emissões de gás carbônico.
Somam-se a esta diversas iniciativas que vão desde programas com parceiros como o Pacto de Sustentabilidade Wal Mart, que engloba o projeto End to End, e o programa Estações de Reciclagem Unilever-Pão de Açúcar até o aprimoramento constante nos processos como o sistema de logística, a implementação de mais freezers com eficiência em energia no negócio de sorvetes, a alteração da embalagem do desodorante aerosol descartando a tampa plástica – o que diminui o impacto ambiental.
No que tange a inovações, a Unilever tem realizado pesquisas para o desenvolvimento de lançamentos como Comfort Concentrado e Fofo Concentrado, produtos inovadores que usam menos água na formulação, menos plástico na embalagem e menos caminhões no transporte, entre outros benefícios em toda a cadeia. A empresa também aposta em produtos como o sabonete antibacteriano Lifebuoy, o número 1 do mundo, vendido em mais de 34 países, cuja missão é levar higiene e saúde para 5 bilhões de pessoas até 2015 no mundo por meio da promoção de hábitos simples e saudáveis de higiene.
Há 11 anos, a empresa está na lista do índice Dow Jones de Sustentabilidade como a companhia que mais se preocupa com o tema, com destaque para sua postura ética, transparente e de respeito ao consumidor e a mais sustentável no setor de alimentos. Uma pesquisa do TNS Research International deste ano indicou a Unilever entre as 10 empresas no Brasil mais associadas às questões de sustentabilidade.
Campanha para multiplicar a mensagem
Com base na nova visão, a campanha institucional intitulada “Cada Gesto Conta” mostrará que pequenas atitudes diárias podem fazer uma grande diferença para um futuro melhor e abordará temas que representam as iniciativas da Unilever em sustentabilidade: nutrição e bem estar, respeito com o consumidor, meio ambiente e saúde.
“Com o slogan Cada Gesto Conta, a campanha mostrará exatamente isso: que, ao escolher produtos Unilever, o consumidor estará comprando de forma consciente e apoiando as ações de sustentabilidade já realizadas pela companhia. É uma forma de mobilizar a sociedade para que participe deste movimento de transformação sustentável. Se todos se unirem para fazer pequenas ações, o benefício será enorme”, afirma Luiz Carlos Dutra, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Unilever Brasil.
Um teaser do que será a campanha foi apresentado de forma inédita no Fórum Modelo de Desenvolvimento Sustentável de em parceria com a revista Exame, no dia 10 de junho. Seu lançamento para o público será em julho, quando começa a ser veiculada em TV, rádio e internet. A Ogilvy, a agência de publicidade da marca corporativa da Unilever, é responsável pela campanha de mídia eletrônica e impressa e a F.Biz, agência interativa, responsável pela campanha em digital.
Sobre a Unilever:
Com 12 mil funcionários e 12 fábricas no país, a Unilever Brasil encerrou o ano de 2009 com um faturamento bruto de R$ 11,05 bilhões, tornando-se a segunda maior operação da Unilever no mundo, atrás somente dos Estados Unidos. O faturamento global da companhia em 2009 foi 39,823 bilhões de euros. Além disso, é a segunda maior anunciante do país, com investimentos de R$ 1,941 bilhão em propaganda, em 2009.
Mais informações:
www.unilever.com.br
Juliana
Nery
[email protected]
11 3323-1556 / 1572-1520

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