Começa hoje debate virtual sobre Desenvolvimento e Bem Viver

Começa hoje debate virtual sobre Desenvolvimento e Bem Viver

A partir de segunda-feira (25/06) a Rede Mobilizadores Coep promove o fórum online “Bem Viver: uma alternativa ao atual modelo de desenvolvimento?”.

O objetivo é discutir, até quinta-feira (29/06), o conceito do Bem Viver, que rebate a concepção reducionista de crescimento econômico como sinônimo de desenvolvimento e repudia o consumo desenfreado e a ideia de que bem estar pressupõe “ter” bens materiais.

O Bem Viver despertou a atenção de diversos grupos durante os eventos paralelos à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20; e 96% dos participantes de uma recente enquete da Rede mostraram-se dispostos a rever seus hábitos de consumo e estilo de vida em prol do bem comum. O conceito é plural mas, de forma geral, propõe uma série de alternativas ao atual modelo de desenvolvimento, visando a uma nova ordem social, política, econômica e ambiental.

O filósofo e apoiador de redes colaborativas, Euclides Mance, explica que “o bem viver solidário implica respeitar o desejo pessoal e promover a sua realização na igual medida em que se respeita o desejo público e se promove a sua realização”.

Mas ele adverte que “a expansão do bem viver exige uma transformação profunda de condutas pessoais e sociais, bem como uma mudança profunda na economia global e na atuação dos estados”.

O fórum pretende reunir pessoas interessadas na transformação da realidade social para uma reflexão sobre o papel de cada um na construção de uma nova alternativa de desenvolvimento. Para participar, é preciso estar cadastrado no site da Rede Mobilizadores. O processo é simples, rápido e pode ser feito a qualquer instante. Basta acessar www.mobilizadores.org.br e clicar em “Inscreva-se”.

Mais informações:

Leia entrevista completa de Euclides Mance concedida à Rede Mobilizadores

Acesse a enquete Desenvolvimento e Bem Viver: Você estaria disposto a mudar seu estilo de vida em favor do bem comum?

(61) 3424-4926 | [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?