Cidade Administrativa de MG dá exemplo de Mobilidade Urbana

Cidade Administrativa de MG dá exemplo de Mobilidade Urbana

Com a missão de reduzir a quantidade de veículos em trânsito para melhorar a qualidade de vida das pessoas e colaborar com o meio ambiente, o Caronetas – portal que incentiva a carona corporativa no Brasil há dois anos e meio – chega a Cidade Administrativa, em Minas Gerais. Com apenas um mês de implantação, o sistema já conta com 552 usuários regularmente ativos que compartilham carona diariamente, quase 50% com carro.

Segundo Pedro Calixto, diretor de Gestão de Processos da Intendência da Cidade Administrativa, esta é uma alternativa de transporte que facilita a ida e a volta dos servidores da CA. “O sistema auxilia os usuários a encontrarem pessoas que moram próximas de suas casas e que vão para o mesmo ambiente de trabalho. Outro beneficio é a diminuição do tráfego de veículos na região, reduzindo a emissão de gases poluentes”, afirma.

Além disso, o sistema promove uma maior integração e gera bem estar no dia a dia do trabalho dos usuários. “Já percebemos uma mudança de comportamento dos servidores participantes do projeto, onde há uma atitude colaborativa com o trânsito, a mobilidade urbana e com o meio ambiente”, destaca Calixto.

Qualquer funcionário pode participar e o governo, com objetivo de estimular a ação, reservou vagas especiais no lote de estacionamento mais próximo ao acesso ao prédio Gerais para os carros com mais de três pessoas. “Temos uma média de 50 carros e 150 pessoas participando ativamente do programa”, completa.

Para participar do Caronetas, o usuário deve fazer o cadastro por meio do site www.caronetas.com.br, utilizando sua empresa ou através da comunidade exclusiva do facebook. A carona pode ser solidária – gratuita – ou utilizar o sistema de milhagem do site para compartilhamento de custos.

Nesse sistema, o motorista pode oferecer carona, estabelecendo um valor por trajeto que é pago pelo passageiro virtualmente através do site. O valor vai para a conta do dono do veículo e pode ser trocado por produtos e serviços, de livros a passagens áreas.

“A moeda virtual Caroneta permite ao usuário uma cobrança a cada trajeto e as milhas acumuladas pelo motorista são resgatadas por produtos ou serviços em lojas selecionadas pelo site. No final das contas, o compartilhamento do carro permite que um motorista troque o banco vazio do seu carro por um celular ou tablet ao final de poucos meses.” – afirma o CEO do Caronetas, Marcio Henrique Nigro.

Além das caronas, o Caronetas permite também o compartilhamento de Táxi ou trajeto de Bike. Com as novas possibilidades de cadastro e modalidades de transporte, o site pretende estimular cada vez mais usuários a reavaliarem suas opções diárias de mobilidade através do consumo compartilhado e do poder coletivo.

Sobre o Caronetas

O Caronetas foi fundado em 2011 por Marcio Henrique Nigro – engenheiro naval formado pela Poli – USP, com especialização em logística e transportes. É considerado um portal de compartilhamento de caronas inovador por ser o primeiro a criar um sistema de milhagem onde os usuários ganham milhas à medida que compartilham seus trajetos. O grupo corporativo é formado por usuários de empresas autenticados por meio de seu e-mail funcional, garantindo a procedência e melhorando a segurança da carona; já no grupo de redes sociais é utilizado o login do facebook.


Mais informações:
(11) 9 7507-0678 / (11)9 511-8540 / fernanda@fbpress.com.br / karina@fbpress.com.br

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?