O Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin, localizado em Itu, realiza no próximo dia 26 (sábado), das 9h às 11h, o programa de visitação “Porteira Aberta”.
Por meio da iniciativa, o público pode conhecer as atividades e rotina de trabalho da equipe da Fundação SOS Mata Atlântica em áreas como restauração de florestas e plantio de mudas. No local também são desenvolvidas atividades de educação ambiental e contato com a natureza.
No evento, os participantes conhecerão as instalações do Centro, o trabalho de restauração florestal, o cultivo de mudas nativas da Mata Atlântica, o viveiro com produção de 700 mil mudas por ano, além de uma base de educação ambiental.
A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4013-4598.
Serviço:
O quê: Porteira Aberta – Visita ao Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica
Quando: 26 de outubro de 2013 (sábado), das 9h às 11h
Onde: Rodovia Marechal Rondon, km 118 – Bairro Porunduva – Itu/SP
Informações e inscrição: [email protected] / (11) 4013-4598
Sobre o Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin
Instalado em uma fazenda da Brasil Kirin com mais de 520 hectares de área, cedida em comodato por 20 anos, o Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin é referência em trabalhos de restauração, pesquisa e fomento florestal.
Além de disponibilizar o espaço, a Brasil Kirin apoia projetos da entidade. Um deles é o Aprendendo com a Mata Atlântica, que tem como objetivo integrar a comunidade do entorno às atividades realizadas no Centro e sensibilizar o público em geral. Outro é o Clickarvore, que identifica áreas de conservação e mobiliza internautas para doação de árvores.
No Centro, a Fundação SOS Mata Atlântica também desenvolve mais projetos, como o Florestas do Futuro de educação ambiental e Porteira Aberta, que buscam conscientizar a população sobre a importância do bioma por meio de visitas monitoradas realizadas gratuitamente.
O Centro de Experimentos abriga um viveiro, com capacidade de produção de 700 mil mudas por ano. Até 2012, o viveiro produziu 1,9 milhão de mudas nativas de Mata Atlântica. As mudas foram destinadas à restauração ambiental da própria fazenda, e de áreas públicas e privadas em diversos municípios paulistas, totalizando mais de 700 hectares.
Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica
Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental.
A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.