Case Natura em cadeia de suprimentos conquista prêmio da Ethical Corporation

Case Natura em cadeia de suprimentos conquista prêmio da Ethical Corporation

A Natura conquista prêmio na quarta edição do Responsible Business Awards, concedido pela Ethical Corporation (www.ethicalcorp.com), organização que celebra a excelência empresarial em sustentabilidade.

A premiação deste ano, realizada em Londres, contemplou a líder brasileira de produtos de higiene e beleza na categoria “Best Supplier Engagement”. O reconhecimento é resultado do protagonismo e compromisso da Natura na relação com sua cadeia de suprimentos, que é baseada na estratégia triple bottom line de responsabilidade ambiental, social e financeira.

Na ocasião, o diretor presidente da Natura, Alessandro Carlucci, também foi homenageado pelo Conselho Consultivo da Ethical Corporation como o “CEO do ano”. O critério para a definição do executivo, há oito anos no cargo, foi a sólida liderança dos negócios estabelecida sob o tripé da sustentabilidade.

NESTE vídeo exclusivo, conheça Alessandro Carlucci.

O case premiado, “Strategic Sourcing Tripple Bottom Line (TBL)”, destacou o modelo de gestão da Natura que estimula a performance ambiental e a contribuição social de sua rede de fornecedores.

O programa foi desenvolvido em parceria com a empresa de consultoria A.T. Kearney e inclui metodologia inédita para avaliação dos fornecedores. Entre os temas abordados, estão matriz energética, consumo de água, geração de resíduos, educação e inclusão social, e segurança do trabalho.

Lançado em 2010 como projeto piloto, o modelo de desenvolvimento sustentável de fornecedores engajava 50 dos maiores parceiros. Atualmente, o programa atende 110 empresas, que representam 50% da despesa total da cadeia de suprimento.

A Natura estima que os benefícios socioambientais do “Strategic Sourcing TBL” possam ser avaliados em mais de R$ 500 mil em 2011 e R$ 1,8 milhão, em 2012. A projeção da empresa é que, daqui em diante, esse número supere 1,9 milhão por ano.

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, com uma receita líquida anual superior a R$ 6,3 bilhões. A companhia conta com quase 7 mil colaboradores, que atuam nas operações do Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França. A paixão pelas relações fez a companhia adotar a venda direta como modelo de negócios e atualmente reúne mais de 1,5 milhão de consultoras, que disseminam a proposta de valor da empresa aos consumidores.

A Natura acredita na inovação como um dos pilares para o alcance de um modelo de desenvolvimento sustentável. No ano passado, destinou R$ 154 milhões em inovação e lançou 104 itens. Este investimento fez com que a empresa atingisse um índice de inovação, percentual da receita proveniente de produtos lançados nos últimos dois anos, de 67,2%. Por conta da atuação consistente ao longo de anos num comportamento empresarial alinhado com a sustentabilidade, a Natura foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, como a segunda empresa mais sustentável do mundo – e primeira do hemisfério sul – no ranking Global 100, da organização canadense Corporate Knights.

Mais informações:

(11) 4446-3961 | [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?