Capacitação de gestores

Capacitação de gestores

O planejamento adequado e a manutenção frequente de trilhas são fundamentais para a sustentabilidade e a viabilidade das atividades de ecoturismo. Nesse sentido, visando o apoio, a implementação e a gestão das Reservas Particulares do Patrimônio Natural do Estado de São Paulo (RPPN), o Programa RPPN Paulistas da Fundação Florestal – FF, o WWF-Brasil e o Instituto Ecofuturo realizarão no mês de junho um curso de treinamento com o objetivo de capacitar gestores de RPPN no manejo dessa importante ferramenta, como também na sua implantação em bases sustentáveis.
Esse treinamento terá a duração de três dias, abordando análise dos sítios, mapeamento, planejamento do traçado e manutenção de trilhas, aplicação prática dos aspectos teóricos apresentados, resultando na elaboração e na execução de atividades de manutenção de uma trilha já existente.
O curso, que conta com o apoio da Suzano Papel e Celulose, terá 20 vagas e acontecerá no período de 24 a 26 de junho de 2010, na RPPN Parque das Neblinas, do Instituto Ecofuturo, situada na divisa de Mogi das Cruzes e Bertioga; é gratuito e inclui a alimentação dos participantes e alojamentos (em barracas de camping disponibilizadas pela Ecofuturo no local).
Sobre as RPPN
As RPPN são unidades de conservação privadas, que dispõem de plano de manejo para garantir a preservação dos recursos naturais e dos processos ecológicos e admitem atividades de cunho científico, educação ambiental e ecoturismo, podendo se converter, inclusive, em uma fonte de renda a produtores rurais – pequenos, médios e grandes, sem distinção – com mata nativa conservada em sua propriedade.
Outro benefício aos proprietários destas Reservas é a isenção do ITR (Imposto Territorial Rural) sobre a área delimitada como RPPN e prioridade na análise de pedidos de crédito agrícola.
Atualmente, no Estado de São Paulo, quem faz o reconhecimento dessas áreas privadas protegidas é o Instituto Chico Mendes e a Fundação Florestal, que em 2006 criou o programa RPPN Paulistas, para incentivar a criação desta modalidade de unidade de conservação. Atualmente, são 12 Reservas paulistas que, juntas, representam uma área protegida de 3,6 mil hectares.
Mais informações:
SMA – Assessoria de Comunicação
Fone: (11) 3133-4008 / 3376 / 3370
http://www.fflorestal.sp.gov.br/
*os interessados devem preencher a ficha de pré-inscrição e enviá-la até 06 de junho para o e-mail [email protected].

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?