Caminhões de gás da Ultragaz recolhem óleo de cozinha usado em várias cidades do País

Caminhões de gás da Ultragaz recolhem óleo de cozinha usado em várias cidades do País

A ação, realizada em parceria com a marca Soya, da Bunge, e o Instituto Triângulo, conta com mais de 400 Revendas parceiras na coleta de óleo de cozinha usado para produção de sabão biodegradável e biodiesel

Mais de 600 mil litros de óleo de cozinha usado já foram coletados desde 2014 pelo projeto “Junte Óleo, Ultragaz Coleta, Soya Recicla”, fruto de uma parceria entre a Ultragaz, Bunge e Instituto Triângulo.  A campanha já está estabelecida nas seguintes cidades: Agudos – SP, Alvorada – RS, Americana- SP, Aquiraz – CE, Araçariguama – SP, Araçatuba- SP, Araraquara – SP, Arujá – SP, Barueri – SP, Bauru – SP, Boituva – SP, Botucatu- SP, Caçapava- SP, Caieiras – SP, Campinas- SP, Campo Bom – RS, Candido Mota- SP, Canela – RS, Canoas – RS, Capão da Canoa – RS, Carapicuíba – SP, Caucaia – CE, Caxias do Sul – RS, Cotia – SP, Cubatão – SP, Diadema – SP, Embu – SP, Esteio – RS, Estrela – RS, Eusébio – CE, Farroupilha – RS, Ferraz de Vasconcelos – SP, Fortaleza – CE, Franca  – SP, Garça- SP, Gramado – RS, Guarujá – SP, Guarulhos – SP, Ibiúna – SP, Igrejinha – RS, Iperó – SP, Itapecerica da Serra – SP, Itapevi – SP, Itaquaquecetuba – SP, Jacareí – SP, Jandira – SP, Jaú- SP, Jundiai – SP, Lajeado – RS, Lauro de Freitas- BA, Lençóis Paulista- SP, Limeira- SP, Lucélia – SP, Mairinque – SP, Maracanaú – CE, Marilia- SP, Mauá – SP, Mogi das Cruzes – SP, Osasco – SP, Osvaldo Cruz- SP, Ourinhos – SP,  Parobe – RS, Piedade – SP, Piracicaba- SP, Piratininga – SP, Porto Alegre – RS, Praia Grande – SP, Presidente Prudente- SP, Ribeirão Pires – SP, Ribeirão Preto -SP, Rio Grande da Serra – SP, São Caetano – SP, Salvador – BA, Santa Cruz do Rio Pardo – SP, Santana de Parnaíba – SP, Santo André – SP, Santos – SP, São Bernardo – SP, São José do Rio Preto – SP, São José dos Campos- SP, São Leopoldo – RS, São Manuel- SP, São Paulo – SP, São Roque – SP, São Vicente – SP, Sapucaia Do Sul – RS, Simões Pinto – BA, Sorocaba – SP, Suzano – SP, Taboão da Serra – SP, Taquara – RS, Tatuí – SP, Taubaté- SP, Teutônia – RS, Três Coroas – RS, Tupã- SP, Várzea Paulista – SP, Viamão – RS.

A cada dois litros de óleo de cozinha usados e entregues nos caminhões da Ultragaz que circulam pelas ruas de diversas cidades do Brasil, o cidadão recebe duas barras de sabão biodegradável produzidas com parte do que é coletado. O restante é transformado em biodiesel. “Participar dessa iniciativa vem ao encontro do nosso objetivo de atuar de maneira cada vez mais sustentável. Nossa marca está presente em mais de 11 milhões de domicílios espalhados por todo o Brasil, por isso buscamos aproveitar nossa força de vendas e a capacidade de disseminar informação educativa por meio de nossos revendedores para promover ações que tragam benefícios sociais e ambientais”, afirma Daniela Gentil, Gerente de Sustentabilidade da Companhia Ultragaz.

Os veículos habilitados para coletar as doações estão equipados com faixas informativas sobre o projeto. Os vendedores entregam para os consumidores da Ultragaz folheto explicativo com todos os detalhes da parceria. Tudo que é arrecadado é encaminhado ao Instituto Triângulo que fica responsável pela produção do sabão e destinação do resíduo para a produção de biodiesel, um combustível renovável e com significativa redução de emissões. “O óleo de cozinha usado é um resíduo que não deve ser descartado no ralo ou na pia da cozinha”. Além do sabão, com 90% de biodegradabilidade, o biodiesel produzido a partir do óleo de cozinha usado é uma iniciativa sustentável, um combustível de energia renovável que reduz as emissões de gases que contribuem para o aquecimento global, detalha Eduardo Maki – Presidente do Instituto Triângulo.

“Nosso objetivo é sensibilizar continuamente a população, conscientizando as pessoas da importância da reciclagem. Com a coleta porta a porta, facilitamos o descarte adequado do óleo e envolvemos diretamente as pessoas em seus lares, o que facilita a participação na ação. Reciclar adequadamente é evitar o impacto negativo do óleo na rede de esgoto”, enfatiza Alexandre Moreno, Diretor de Marketing da Bunge Brasil.

No site do Instituto Triângulo é possível conhecer mais pontos de coleta e todas as localidades que participam da Campanha “Junte Óleo, Ultragaz Coleta, Soya Recicla”. www.triangulo.org.br

Esta campanha faz parte do programa Soya Recicla, que é realizado desde 2006 pela marca de óleo Soya e o Instituto Triângulo e já conta com uma rede de mais de 3.100 pontos de coleta voluntária (PEVs), iniciada em São Paulo e no ABC paulista. O Soya Recicla é o nome do programa de reciclagem da Bunge, que atua com diferentes projetos em 8 estados do país, não apenas com reciclagem do óleo de cozinha, mas também no suporte a cooperativas de reciclagem de embalagens.

Sobre a Ultragaz

Primeira empresa de Gás LP engarrafado, e pioneira na venda a granel, a Companhia Ultragaz possuí 17 bases de engarrafamento e outras 21 de estocagem e distribuição espalhadas por todo o Brasil, responsáveis pelo fornecimento de mais de 1,7 milhão de toneladas de GLP para mais de 11 milhões de domicílios e cerca de 46 mil clientes empresariais. Sua rede de Revendedores conta com cerca de 5 mil lojas.

Sobre a Bunge Brasil

A Bunge trabalha diante de um dos maiores desafios do mundo contemporâneo: garantir de forma sustentável a alimentação de uma população em constante crescimento. No Brasil há mais de 112 anos, a empresa é a maior exportadora do agronegócio e uma das principais no setor de alimentos e ingredientes. São cerca de 17 mil funcionários, que atuam para contribuir com a produção de alimentos e fazer com que produtos de alta qualidade cheguem à mesa de milhares de consumidores todos os dias. Eleita a empresa sustentável do ano de 2015 pelo Guia Exame de Sustentabilidade e reconhecida pela revista Você S/A como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar, a Bunge compra e processa grãos, como soja, trigo e milho; produz alimentos, como óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas de trigo, molhos e atomatados; presta serviços portuários; produz açúcar, etanol e bioenergia. São mais de 100 instalações no Brasil, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 17 estados e no Distrito Federal. Marcas como Soya, Delícia, Primor, Salada, Cardeal, Salsaretti, Suprema e Gradina fazem parte da história de milhares de pessoas e de uma das maiores empresas de agronegócio e alimentos do Brasil.

Sobre o Instituto Triângulo

O Instituto Triângulo é uma organização não governamental com suas atividades voltadas para a mobilização ecológica no ambiente urbano. Tem como missão “Incorporar atitude sustentável no cotidiano das pessoas que vivem no ambiente urbano”. Atua desde 2003.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?