BRASKEN

BRASKEN

– A empresa possui produtos sustentáveis/ verdes destinados ao mercado brasileiro (leia-se soluções já disponíveis no mercado ou com data de lançamento no Brasil)?

Sim, a Braskem foi a primeira empresa no mundo a ter um polietileno de fonte 100% renovável, certificado pelo laboratório internacional Beta Analytic, um dos mais importantes do mundo. Esse polietileno é destinado aos mercados que exigem produtos com desempenho e qualidade superiores, com destaque para a indústria automobilística, de embalagens alimentícias, cosméticos e artigos de higiene pessoal. A planta com capacidade para 200 mil toneladas está sendo construída no pólo petroquímico de Triunfo/RS e deve ficar pronta no final de 2010. Hoje são produzidas 12 toneladas ao ano na planta piloto, também localizada no RS.    
O Polietileno renovável tem o mesmo aspecto e propriedades dos plásticos tradicionais no produto final, com a vantagem de que é capaz de capturar CO2 da atmosfera, ou seja, uma tonelada de resina verde capta 2,5 t de CO2.

– Quais são esses produtos sustentáveis/ verdes, suas vantagens e a que públicos se destinam?

Desde que foi lançando a Braskem já fechou parceria com algumas empresas no Brasil e no exterior.  No Brasil a Braskem já tem contratos assinados com a Brinquedos Estrela, que lançou uma edição limitada do banco Imobiliário Sustentável, fabricando as peças plásticas do jogo em PE Verde.
Além da Estrela, a Braskem firmou parceria com a Cromex, líder brasileira no mercado de concentrados de cor, com a Acinplas, que produz o saquinho plástico que fica nas áreas de hortifutis e no mês passado fechou parceria com a Johnson & Johnson para produzir as embalagens de sua linha de protetores solares, Sundown em PE verde a partir do verão de 2011/ 2012.
No exterior a Braskem já tem contratos assinados com a Trade da Toyota e com a Shisedo, as duas no Japão. A shisedo é um importante fabricante de embalagens para cosméticos. Na Argentina a Braskem fechou parceria com a Petropack, produtora de embalagens flexíveis de polietileno.
– Qual o investimento destinado ao desenvolvimento desses produtos?
O investimento total, que contempla a construção da planta é de R$ 500 milhões.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?