A Braskem, empresa brasileira que é a maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas e a maior produtora de polipropileno nos Estados Unidos, tem, a cada ano, investido mais e mais em questões relacionadas ao ESG/Sustentabilidade, tendo como propósito do negócio neste segmento a busca contínua no pensar e no agir de forma sustentável em todas as suas atividades empresariais, abrangendo desde os processos operacionais e de gestão até serviços, investimentos, relacionamentos e produtos.
Desde 2012, é uma das empresas patrocinadoras da nossa Plataforma Liderança com Valores, participando de nossos eventos e compartilhando cases que mostram a evolução de sua Política Global de Desenvolvimento Sustentável, que orienta de forma integrada o planejamento estratégico das mais diversas áreas da Braskem ao estabelecer prioridades em temas relevantes, alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além, é claro, de ter suas lideranças inspirando outros líderes que também integram a nossa PLV.
Dentre os grandes desafios globais, que incluem temas como água, mudanças climáticas, produção e consumo sustentáveis, a Braskem tem se colocado como parte da solução e mantendo o foco em ampliar os impactos positivos decorrentes de sua atuação, assim como controlar e/ou mitigar impactos negativos.
Conheça, abaixo, os seis princípios de sustentabilidade que as empresas patrocinadoras da PLV devem se comprometer:
1. Superar o modelo baseado em ações, projetos e iniciativas pontuais de sustentabilidade, estabelecendo uma política de negócios ampla e abrangente, que altere a lógica de negócio no sentido de torná-lo mais sustentável, que minimize ou elimine todos os impactos socioambientais de suas atividades, que trate a sustentabilidade a partir da ótica da oportunidade, que incentive a inovação em processos e produtos e que oriente o dia a dia de estagiários, trainees, funcionários, colaboradores, fornecedores e parceiros.
2. Cuidar para que a sustentabilidade esteja inserida no planejamento estratégico, integrando a missão, a visão, os valores, os objetivos, os compromissos, as estratégias e as metas de todos os funcionários. Preferencialmente, condicionar a remuneração variável e a progressão na carreira aos resultados sociais e ambientais.
3. No esforço de estabelecer uma política de sustentabilidade e de inserir o conceito no planejamento estratégico, os principais líderes da empresa devem lançar mão de estratégias de escuta ativa dos seus públicos de interesse, definindo em sistema de colaboração com funcionários, fornecedores, parceiros, comunidades e clientes não apenas os grandes temas de sustentabilidade incidentes sobre o seu negócio, mas também, as medidas necessárias para construir soluções viáveis e efetivas.
4. Desenvolver cultura organizacional favorável ao conceito de sustentabilidade, estimulando melhores práticas e valorizando soluções inovadoras que possibilitem à empresa minimizar ou eliminar os seus impactos socioambientais.
5. Educar seus líderes permanentemente, para que saibam compreender e valorizar a noção de interdependência entre os sistemas econômico, social e ambiental, partindo dos pressupostos de que tudo e todos estamos interligados e de que os interesses de lucro não podem agir contra os interesses da sociedade e do planeta. Educar líderes com valores que sejam capazes de pautar suas escolhas e decisões pelo respeito ao meio ambiente, ao outro e à diversidade, pela ética altruísta e pela transparência na relação com todos os públicos de interesse. Educar todos os seus públicos de interesse para que sejam capazes de perceber o valor da sustentabilidade.
6. Ter em conta que o desafio na construção de um modelo mais sustentável de negócio é uma tarefa indelegável de líderes. De tal modo que o tema deve ser instrumento de orientação na tomada de decisões do presidente e da alta direção.
Traga a sua empresa para fazer parte desse movimento que tem como objetivo inspirar, conectar e educar líderes para os valores do ESG/Sustentabilidade. Clique aqui.
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.