Bicicletas ecológicas

Bicicletas ecológicas

A Caloi, líder na fabricação do meio de transporte no país acaba de lançar um projeto para a reciclagem de pneus. A iniciativa tem o apoio do Instituto Via Viva, ONG que desenvolve tecnologias sustentáveis a fim de promover a proteção do meio ambiente e a geração de trabalho e renda para pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social, promovendo a interação entre os três pilares da sustentabilidade.
O programa consiste em reunir pneus inservíveis, que podem ser depositados nos coletores já instalados em cinco bikes shops em São Paulo, e realizar a reciclagem do material. A Caloi pretende incentivar os ciclistas consumidores a entregarem os pneus já sem utilidade, em troca eles ganham um selo “verde” que representa um movimento pela reciclagem.
Após a coleta, os pneus de bicicleta arrecadados pelos Ecopontos Via Viva, são triados por pessoas com deficiência mental e/ou física, assim como  em situação de risco social capacitadas profissionalmente pela AVAPE. O material é armazenado temporariamente e enviado ao centro de reciclagem, onde é transformado em chips de borracha, e passam a ser utilizados em diversos produtos.
O projeto explora o potencial sustentável das bicicletas, partindo do princípio de que já são um meio de transporte ecologicamente correndo, uma vez que não emitem gás carbônico.
Onde encontrar pontos de coleta:
– Ciclo Ravena (Rua Diogo Jacome, 690 – Vila Nova Conceição)
– Blue Bike (Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 3.040 – Alto da Lapa)
– Bike North (Rua Conselheiro Moreira de Barros, 596 – Santana)
– Bike North (Av. Lins de Vasconcelos, 2.304 – Vila Mariana)
– Bike North (Rua Maria Cândida, 776 – Vila Guilherme)

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?