Bayer começa a substituir caminhões tradicionais por modelos sustentáveis

Bayer começa a substituir caminhões tradicionais por modelos sustentáveis

A multinacional alemã Bayer anunciou no Brasil, recentemente, projeto de substituição gradativa de suas opções tradicionais de transporte – veículos movidos a diesel – por modais mais limpos e modernos – veículos elétricos, movidos a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano e transporte ferroviário.

Batizada de “Ecorota de ponta a ponta – Fase 1”, a iniciativa teve seu início em abril de 2021, com a adoção de transporte ferroviário entre Sumaré (SP) e Rondonópolis (MT). No mês de junho, a Bayer, que é uma das patrocinadoras da nossa Plataforma Liderança com Valores, fez, na região de Piracicaba (SP), a primeira entrega de um produto por meio de um caminhão elétrico 100% limpo, sem qualquer emissão de CO2, em parceria com o Grupo Toniato, empresa de transporte, logística e engenharia.

Entre maio e junho deste ano, a adoção de modais sustentáveis pela companhia evitou a emissão de 110 toneladas de CO2 sem qualquer prejuízo à operação em termos de eficiência e processos.

“Trata-se de uma iniciativa pioneira. Estamos dando, em colaboração com os nossos fornecedores e parceiros, o primeiro passo do que será uma longa jornada de inovação ecológica no agronegócio brasileiro”, comenta Schirley Wirtti, Líder de Cadeia de Fornecimento da Bayer Brasil.

Até o final do ano, a empresa espera receber pelo menos outros quatro veículos sustentáveis, movidos a biometano e energia elétrica. A companhia também vai incorporar a adoção de modais de transporte sustentáveis como um diferencial para a escolha de fornecedores para as suas fábricas. Com estes passos, a empresa estima evitar, até final de 2021, a emissão de quantidades significativas de gases de efeito estufa, visto que os modais sustentáveis trazem benefícios de 20% a 100% de redução de emissão de CO2, dependendo da opção adotada.

A iniciativa integra projeto da Bayer para atingir suas metas de sustentabilidade, que tem, dentre os objetivos, ser uma empresa carbono neutro até 2030, tornar seus locais de produção neutros para o clima e reduzir as emissões de poluentes em toda a sua cadeia de valor, o que inclui a escolha de parceiros e fornecedores mais sustentáveis.

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