BASF avança em metas para meio ambiente no Brasil

BASF avança em metas para meio ambiente no Brasil

A BASF, empresa química líder mundial, registrou um aumento em 12% da eficiência energética de suas unidades brasileiras, em comparação com 2002, e reduziu em 14,3% suas emissões de gases de efeito estufa por tonelada de produtos vendidos no país, totalizando 84.215 toneladas de CO2 equivalentes em 2013. Os resultados representam um avanço da gestão sustentável da empresa no Brasil em prol do alcance das metas globais estabelecidas para meio ambiente, saúde e segurança, de 2002 até 2020.

Para alcançar esses objetivos, a empresa vem desenvolvendo uma série de ações entre as quais está a utilização de um sistema de cogeração de energia elétrica por meio do gás natural, no Complexo Químico de Guaratinguetá (SP). O sistema aproveita de 80 a 85% da energia do gás natural, a partir da produção de calor e energia. Em operação desde 2013, esse processo gera 10% do total de energia elétrica consumido na unidade de Guaratinguetá e a expectativa é que esse número suba até 25% de cogeração interna até 2020.

Com relação ao uso de água na produção, a empresa obteve uma redução em 52,4% do do consumo específico no Brasil. Além disso, diminuiu em 70,4% as emissões de poluentes para a atmosfera (excluindo a produção de petróleo e gás) nas unidades brasileiras em comparação com 2002.

“Para conscientizar os colaboradores em prol da gestão sustentável, promovemos campanhas para compartilhar informaçõees sobre nossas soluções ambientais e orientar com relação às normas de segurança. Além disso, realizamos workshops de sustentabilidade com colaboradores de todo o Brasil, contribuindo para a mensuração dos níveis de ecoeficiência dos nossos processos e produtos e permitindo que as equipes estejam capacitadas a mudar e influenciar nossa cadeia, levando informações também para suas casas e comunidades“, ressalta Bert Neumeier, diretor de Segurança e Meio Ambiente e Sistemas de Gestão da BASF para a América do Sul.

Metas globais

No âmbito global, a BASF tem como meta até 2020 a redução das emissões de gases de efeito estufa em 40% por tonelada de produto vendido em comparação com o início de 2002, para aumentar a eficiência energética (excluindo petróleo e gás) em 35%. A empresa visa ainda à diminuição em 70% das emissões de poluentes para a atmosfera e em 80% das emissões de substâncias orgânicas à água. Além disso, a BASF pretende reduzir em 50% o consumo de água proveniente de fonte pública na produção até 2020, comparando com 2010.

Sobre a BASF

Na BASF nós transformamos a química – e estamos fazendo isso há 150 anos. Nosso portifólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Como empresa química líder mundial, nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender às atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. A BASF contabilizou vendas de €74 bilhões em 2013 e contava com mais de 112 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN).

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?