ATOS ORIGIN – Ferramentas para gestão da sustentabilidade

ATOS ORIGIN – Ferramentas para gestão da sustentabilidade

1 – A empresa possui tecnologias sustentáveis? Quais? (Por tecnologias sustentáveis entende-se: soluções capazes de minimizar os impactos negativos e/ou promover impactos positivos no meio ambiente, na qualidade de vida das pessoas e na sustentabilidade da sociedade).
A Atos Origin é uma empresa global e tem o compromisso de implantar de forma sustentável e ética as melhores práticas nas áreas ambiental, social em suas operações de tecnologia da informação. A empresa contribui para promover e desenvolver comportamentos sustentáveis com objetivo de influenciar positivamente seus clientes e parceiros a tomar decisões em prol do meio ambiente. A Atos Origin auxilia as corporações a promover seu futuro, reduzir sua produção de carbono e garantir viabilidade corporativa por meio de soluções inovadoras e mais verdes.
Para exemplificar este compromisso, a Atos Origin realizou um estudo que sinaliza que a Tecnologia da Informação (TI) responde por cerca de 2% do total de emissões globais de CO². De acordo com a empresa, com os recursos e tecnologias disponíveis neste segmento de mercado seria possível reduzir os restantes 98% de emissões de carbono em países industrializados e em desenvolvimento. Por meio de mudanças comportamentais, a Atos Origin acredita que a indústria de TI poderia viabilizar economias substanciais de energia em todos os setores.
De acordo com a Iniciativa de e-Sustentabilidade Global (GeSI), se o setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) trabalhasse em conjunto poderia oferecer economias de carbono cinco vezes maiores do que o total de emissões de todo o setor de TIC em 2020.
No documento preparado pela Atos Origin a indústria de TI precisa dar início ao seu planejamento estratégico para tratar a sustentabilidade imediatamente, com o desenvolvimento de serviços e soluções necessários para transformar a forma de operação geral dos negócios, cadeias de valor, redes e da sociedade como um todo.
Outro exemplo do compromisso da Atos Origin com o meio ambiente é o oferecimento de soluções de impacto zero de CO². A empresa é a primeira do segmento a oferecer compensação de carbono decorrentes de TI para sua carteira de clientes na França. Em janeiro deste ano, a Atos lançou um serviço verde de TI denominado de Meta de Impacto Zero de Carbono com objetivo de ofertar novos modelos de crescimento para clientes com foco em resultados de negócios e competitividade no mercado global.
Como prova do compromisso com o meio ambiente, a Atos Origin deu início este ano à prestação de contas sobre sustentabilidade. O relatório de 2009 está sendo elaborado de acordo com a Iniciativa Global de Relatório (GRI), que contempla padrões mundiais de sustentabilidade. Assim, a empresa é a primeira do setor de Tecnologia da Informação a realizar este relatório. A Atos Origin mediu sua emissão de carbono e reportou os resultados ao Projeto de Divulgação de Emissão de Carbono, uma organização independente dedicada a compartilhar e orientar corporações sobre emissão de CO². Na França, a empresa conduziu uma auditoria de emissão de carbono em parceria com a French Environment and Energy Management Agency (ADEME) e o Conseil em Développement Durable et Eco-conception (O2 France) para avaliar a emissão global de carbono de seu Centro de Processamento de Dados em Aubervilliers, França.
Nos mercados de atuação da Atos Origin  já existe no portfólio de serviços o acompanhamento de clientes para a tomada de decisões sustentáveis, permitindo integrar melhores práticas de eficiência energética para minimizar o impacto de CO² na atmosfera. Esses serviços incluem:
. Serviços e soluções de transformação, incluindo avaliação de maturidade de sustentabilidade (planejamento de sustentabilidade), sistemas de medição operacional (sustentabilidade inteligente), programa de gestão de mudanças (comportamentos culturais sustentáveis), empresa digital (ambiente de trabalho sustentável) e transformação de negócios (aquisições verdes, cadeia de suprimento verde e manufatura verde), para oferecer o melhor equilíbrio entre desempenho e eficiência ambiental.
. Projetos de Transformação Verde de TI, incluindo racionalização do portfolio de aplicativos, eficiência energética no local de trabalho, transformação da infraestrutura verde, usando as novas tecnologias de virtualização e centros de processamento de dados verdes, onde aplicativos são hospedados de forma amigável ao meio ambiente.  Para diminuir ainda mais o carbono emitido por aplicativos de hospedagem, a Atos Origin concluiu uma parceria com a Schneider Electric, empresa especializada na gestão de energia, para implantar a melhor tecnologia de resfriamento de desempenho verde em seus centros de processamento de dados.  Através dessas diversas soluções, a emissão de CO² de TI dos clientes Atos Origin pode ser significativamente reduzida.
A partir deste, a empresa passará a oferecer aos seus clientes compensação das emissões restantes de CO² decorrentes de TI, por meio de parcerias. Esta iniciativa fará parte dos programas de compensação de emissão de CO² com o objetivo principal de reduzir tais emissões.
Para Thierry Breton, CEO Atos Origin, “Cloud Computing e TI Verde representam uma importante mudança na abordagem de negócios para a indústria de TI, bem como para nossos clientes. A Atos Origin pode ajudar as empresas em sua jornada e acompanhá-los em todo o processo de migração para Serviços Cloud verdes, já que somos capazes de criar soluções de transformação customizadas para as necessidades do mercado.  Acreditamos que os novos serviços Atos Sphere e Meta de Impacto Zero de Carbono serão integrados ao ambiente existente de nossos clientes e considerados parte de sua estratégia geral.  Prevemos que nossos novos serviços farão parte do pilar de novos modelos de crescimento pós crise financeira mundial não só para empresas, mas também para o setor público”, sinaliza Breton.
Outro exemplo de projeto sustentável é a presença da Atos Origin nos Jogos Olímpicos realizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) . A empresa é a fornecedora oficial de Tecnologia da Informação (TI) para os Jogos Olímpicos de Inverno 2010, em andamento neste mês de fevereiro em Vancouver, Canadá. A Atos desenvolveu soluções tecnológicas que estão contribuindo com a economia de energia e a redução do impacto de CO² na atmosfera antes, durante e após o evento.
O desenvolvimento da infraestrutura de TI para os jogos promovido pela Atos Origin permitirá um baixo impacto ambiental graças à virtualização de servidores, o que possibilita maior eficiência e a redução de até 30% no consumo de energia. Outra medida sustentável adotada pela empresa para o evento foi a implantação, pela primeira vez em jogos olímpicos, de um sistema de credenciamento online. Ao todo, 50 mil inscrições provenientes de 100 países foram realizadas à distância, o que reduziu significativamente o consumo de papel. Anteriormente, as inscrições para o evento eram impressas e enviadas para o mundo inteiro.
A Atos Origin também desenvolveu um sistema remoto de informações para a imprensa o que possibilitará o acesso direto a resultados em tempo real de todas as competições, além do acesso à intranet da família olímpica que contém um banco de dados com informações sobre todos os eventos, programações, biografias dos atletas, resultados e outras informações importantes para a imprensa.
Como resultado destas iniciativas, a Atos Origin recebeu a estrela de sustentabilidade criada pelo COI cujo objetivo é reconhecer parceiros que demonstrem excelência em enfrentar o desafio de criar projetos positivos, mensuráveis e inovadores nas áreas social, econômica, ambiental para os Jogos Olímpicos. De acordo com Ann Duffy, executiva corporativa de sustentabilidade do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Vancouver 2010 (VANOC – Vancouver Organizing Committee), “o comprometimento de parceiros como a Atos Origin, é inovador e colaborativo, o que nos ajuda a aprimorar o desempenho de sustentabilidade dos Jogos de Inverno de 2010. Além disso, as alternativas implementadas possibilitam oferecer soluções de TI inovadoras e sustentáveis e que poderão ser utilizadas por empresas de qualquer parte do mundo”, ressalta a executiva.
“A tecnologia tem um papel chave, uma vez que contribui com a economia de  energia, com a preservação de recursos naturais e na redução das emissões de CO² na atmosfera. Os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver deste ano são um ótimo exemplo de algumas dessas possibilidades”, sinaliza Patrick Adiba, CEO para grandes eventos da Atos Origin.
2 – Quais os benefícios econômicos, ambientais e sociais alcançados com a implementação dessas soluções internamente?
A Atos Origin entende a importância da inserção da sustentabilidade na prestação de serviços de consultoria para clientes e para o mercado da tecnologia da informação. Como já exemplificado, economicamente os projetos desenvolvidos pela empresa impactam diretamente nos resultados das corporações que optam em desenvolver seus negócios em parceria com a Atos. O estudo IT – The Key to a More Sustainable World exemplifica a responsabilidade de TI junto ao meio ambiente e desenvolvimento dos negócios em todo o mundo. Do ponto de vista social, a Atos Origin está comprometida com a oferta de soluções tecnológicas que contribuam com a qualidade de vida dos consumidores. Exemplo disso está no projeto de smart metering na França que possibilitará a melhoria da prestação de serviços à população daquele país.
3 – Quais as apostas da empresa para o mercado de tecnologias sustentáveis no Brasil?
A Atos Origin, a partir deste ano de 2010, pretende inserir e ampliar seu portfólio de serviços em países em desenvolvimento como o Brasil no qual estarão contemplados projetos verdes em TI como os exemplificados acima.
4 – A empresa compartilha essas soluções com seus stakeholders (clientes, fornecedores e sociedade civil de maneira geral)? Cite exemplos?
Sim. A Atos Origin está comprometida em compartilhar com todos os seus públicos suas iniciativas verdes. Um exemplo de projeto público privado está na implantação na ERDF França, um dos mais importantes distribuidores de eletricidade da União Européia, de um programa de substituição de 35 milhões de relógios medidores de eletricidade. O programa teve início com um projeto-piloto composto por 300 mil contadores. Para assegurar a implantação em todo o país, a ERDF, filial do grupo de energia francês EDF, contratou a Atos Origin como empresa responsável pela arquitetura do novo sistema de informação e líder do consórcio de empresas de tecnologia responsável pelo projeto inicial. O consórcio é composto por fabricantes de medidores de energia, desenvolvedores especializados em softwares e provedores de infraestrutura.
Os novos medidores de energia serão capazes de transmitir e receber dados de leituras remotas, além de possibilitar a gestão otimizada da rede. A instalação dos contadores inteligentes possibilitará a transmissão de dados por meio do sistema de gestão automatizado de contadores (AMM – Automated Meter Management). O projeto contempla o protocolo de comunicação Power Line Carrier (PLC), desenhado pela Atos Origin, que permite a interoperabilidade entre hardware e  equipamentos de medição de distintos fabricantes.
Para garantir a realização deste projeto, as equipes de pesquisa da Atos Origin criaram um laboratório de certificação PLC com o objetivo de comprovar a compatibilidade de qualquer modelo de medidor com o novo sistema para se certificar que o projeto tenha.
O projeto com a ERDF está inserido nas estratégias de negócios da Atos Origin de integrar e gerenciar projetos complexos, bem como críticos e de longo prazo em tempo real, como é o caso dos Jogos Olímpicos e do contrato com o governo francês. A empresa presta serviços à EDF desde 1978 para o programa de energia nuclear da França. Com o projeto-piloto de troca dos medidores de energia, a Atos Origin também demonstrará sua capacidade de inovação para projetos de redes inteligentes (smart grid), garantindo o rendimento e a evolução do sistema AMM, essencial nas estratégias de negócios da Atos Origin.
De acordo com Philippe Germond, CEO Atos Origin França, a empresa ganhou o contrato da ERDF pela sua experiência em setores industriais e pela sua capacidade de integrar, gerir e modernizar sistemas críticos de longo prazo. “O contrato com a ERDF é um exemplo prático de como capitalizamos nossa experiência e capacidade de inovação para prover excelência em serviços a nossos clientes. Este projeto-piloto com a ERDF também será utilizado na arquitetura de TI dos Jogos Olímpicos de 2016”, informa Germond.
5 – A empresa trabalha com open innovation para desenvolvimento de soluções que visem a sustentabilidade? Cite exemplos?
Por favor, considerar os exemplos apresentados.
6 – Qual a ordem de investimentos destinados ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis?
A Atos Origin não divulga seus investimentos. A Atos Origin emprega mundialmente cerca de 50 mil profissionais e possui uma receita anual de € 5,5 bilhões e base de clientes internacionais em todos os setores de mercado. As ações da empresa são cotadas no Mercado Paris Eurolist e negociadas como Atos Origin, Atos Worldline e Atos Consulting.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?