Atletas com deficiência disputam maratona Pão de Açúcar

Atletas com deficiência disputam maratona Pão de Açúcar

Para atletas com deficiência o fato de participar de uma maratona é uma grande vitória, pois inúmeras barreiras são superadas até o momento da competição. Diante da imensa força de vontade destes atletas, a Fundação Orsa e a Special Olympics Brasil se uniram para inseri-los na 19ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento, que acontece na manhã de domingo, 18 de setembro, em São Paulo. 

Participarão da competição atletas integrantes da organização mundial sem fins lucrativos Special Olympics Brasil e do Projeto Atleta Solidário, da Fundação Orsa. Ambas instituições têm como objetivo comum, promover o esporte entre pessoas com deficiência, a fim de incluí-las na sociedade e melhorar a qualidade de vida. 

A prova consolida uma parceria que começou na 2011 Special Olympics World Summer Games, a olimpíada mundial para pessoas com deficiência intelectual realizada na Grécia, na qual participaram 7.500 atletas de 185 países, pela Fundação Orsa em conjunto com a Special Olympics Brasil. 

A 19ª edição da maratona supera o número de inscritos, são 35 mil competidores que percorrerão 42.195 metros, totalizando oito voltas pelo trajeto. Para apoiar a equipe de atletas da Special Olympics Brasil e Projeto Atleta Solidário está prevista a participação do embaixador da entidade, ex-jogador de futebol e comentarista esportivo, Denílson. 

Além do incentivo dos esportistas famosos, a equipe fruto da parceria entre as instituições leva responsabilidade social até no visual. O uniforme desta maratona foi confeccionado por grupos produtivos de costureiras, apoiados pela Fundação Orsa na região de Campinas, nos quais mulheres em situação de vulnerabilidade social são capacitadas nas oficinas de costuras e produzem os mais diversos artigos artesanais, resultando em empreendedorismo e desenvolvimento da comunidade. 

O quê: 19ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento de São Paulo 
Onde: Av. Pedro Ávares Cabral – próximo ao Obelisco do Ibirapuera 
Quando: 18 de setembro, das 7h 
Informações e inscrições: www.maratonapaodeacucar.com.br 
Sobre a Fundação Orsa 

Criada em 1994, a Fundação Orsa é a empresa social do Grupo Orsa e já atendeu cerca de 6,8 milhões de pessoas no Brasil. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve programas, projetos e serviços socioassistenciais, abrangendo ações em quatro frentes de atuação: desenvolvimento social, econômico, ambiental, além da gestão. 

Por meio do desenvolvimento social integrado, a Fundação Orsa cria modelos de sustentabilidade socialmente eficientes que podem ser replicados por parceiros e poder público, multiplicando o alcance e o impacto dos resultados na sociedade. A principal fonte de recursos da Fundação é a doação de até 1% do faturamento bruto anual das empresas do Grupo Orsa. 

Sobre o Grupo Orsa 

Uma das principais organizações brasileiras nos setores de madeira, celulose, papel e embalagens, com atuação também no mercado de produtos florestais não madeireiros, o Grupo Orsa traz a sustentabilidade como eixo de sua estratégia de negócios. É referência mundial em manejo sustentável de floresta tropical nativa por suas operações em 545 mil hectares na região Amazônica do Vale do Jari, localizado entre os estados do Pará e do Amapá. 

As empresas do Grupo – Jari Celulose, Papel e Embalagens; Orsa Florestal; Ouro Verde Amazônia e Fundação Orsa – atuam de forma integrada, em linha com o conceito internacional dos 3Ps (People-Pessoas, Profit-Lucro e Planet-Planeta), incorporando modelos de ação economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos. 

Sobre a Special Olympics Brasil 

A Special Olympics é uma organização mundial sem fins lucrativos dedicada a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual através de treinamentos e competições esportivas durante o ano todo. O conceito da Special Olympics nasceu na década de 60 quando a Sra. Eunice Kennedy Shriver começou a promover pequenos eventos esportivos para pessoas com deficiência intelectual nos jardins de sua residência. 

Hoje a Special Olympics é o único programa mundial esportivo para crianças e adultos com esse tipo de deficiência e está em 200 países com aproximadamente 3.5 milhões de atletas e 800.000 treinadores e voluntários. Depois do movimento da Cruz Vermelha, a Special Olympics é a Organização que mais tem voluntários no mundo. No Brasil, o movimento nasceu em 1990 no Distrito Federal. 

Atualmente, a Fundação Special Olympics Brasil (SOB) possui 53.000 atletas cadastrados sendo, 14.000 em treinamento e 5.000 competindo, 10.000 voluntários, 3.000 famílias, 2.000 treinadores, 10 esportes. Em 2010 a SOB realizou 73 eventos esportivos. 

Mais informações: 

ÓGUI Comunicação
(11) 3123-9767
Flávia Okada: [email protected]
Caroline Carneiro: [email protected]
Carolina Neves: [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?