Em Poços de Caldas, atividades socioambientais contam com mais de 3 mil participações

Em Poços de Caldas, atividades socioambientais contam com mais de 3 mil participações

No último ano, a Unidade Poços de Caldas da Votorantim Metais contou com mais de 3.300 participações de moradores do município e dos municípios vizinhos de Caldas e das cidades paulistas de Divinolândia e de Águas da Prata, em diferentes iniciativas de responsabilidade socioambiental. O desenvolvimento desse tipo de ação teve como objetivo principal contribuir para a formação de comunidades mais atentas e qualificadas para melhor aproveitamento dos recursos naturais.

Por meio do Programa de Educação e Comunicação Socioambiental (PECA) foram promovidas a atualização e a capacitação de educadores, bem como visitas de alunos à empresa para encontros que contaram, inclusive, com a promoção de oficinas para reaproveitamento de materiais.

O PECA ainda contemplou blitz educativa junto à população e campanhas externas e para público interno. Todas essas ações tiveram como foco os 3Rs – princípios para gerenciamento de resíduos sólidos baseados na redução, reutilização e reciclagem.

Já com o Projeto Escola Socioambiental – executado com o apoio do Instituto Votorantim – a empresa incentivou a capacitação de jovens na produção de viveiros de mudas, hortas e atuação em cozinha experimental.

“Estimular a educação ambiental também é uma forma de estimular e ampliar a prática da cidadania, através da aquisição de novos valores e hábitos que colocam o educando como parte do ambiente e não como mero espectador do que está em seu entorno”, explica Hamilton Wuo – gerente de Mineração da Unidade Poços de Caldas.

Um novo olhar sobre o meio ambiente

A partir dos projetos Conhecendo a VM, Curso de Atualização em Educação Ambiental, VM vai à Comunidade e Chega Mais, Família!, o Programa de Educação e Comunicação Socioambiental, em 2012, mobilizou mais de três mil participações de variados segmentos sociais – como comunidade acadêmica, órgão públicos, iniciativa privada, famílias de funcionários e ONGs – para a importância da conservação ambiental e para a busca de um desenvolvimento socioambiental e econômico regional sustentável.

Estes trabalhos foram baseados na conscientização e no compartilhamento de práticas voltadas para uma menor geração de resíduos – para muitas pessoas ainda considerados “lixo” – seja por meio da redução quanto da reutilização e da reciclagem. Destaque foi o Conhecendo a VM, que permitiu que mais de 1.600 alunos, integrantes de 29 instituições dos ensinos infantil, fundamental e médio da rede pública e privada da região, enriquecessem seus conhecimentos através de jogos interativos voltados para questões ambientais, passeios por trilhas ecológicas para reconhecimento do bioma local, até a participação em oficinas para confecção de enfeites natalinos com matéria-prima reaproveitada.

Outro marco do PECA foi o Curso de Atualização em Educação Ambiental, cujo objetivo principal foi criar um ambiente propício para que os educadores se transformassem em ‘agentes multiplicadores’ da consciência ambiental. Durante a oportunidade, 46 educadores da rede pública dos municípios de Poços de Caldas puderam desenvolver nas escolas – via capacitações teórica e prática – projetos voltados para o ensino do reaproveitamento de resíduos.

O interessante sobre esse curso de atualização é que você tem condições de desenvolver – com o auxilio de quem te capacitou – o conteúdo aprendido na teoria. Além disso, você replica para seus alunos um tipo de conteúdo que vai além das disciplinas tradicionais”, comenta Ana Paula Barreto – professora da Escola Municipal Professor Antônio Sergio Teixeira de Poços de Caldas.

Empreendedorismo Rural

Também no último ano, a Votorantim Metais – em parceria com o Instituto Votorantim- possibilitou a formação de mais de 50 jovens – com idade entre 12 a 16 anos – em técnicas que impulsionam o empreendedorismo rural, a partir da produção de mudas, criação de horta e atuação em cozinha experimental. O Projeto Escola Socioambiental, além de metodologias para o manejo e gestão de atividades do agronegócio, permitiu que seus alunos conhecessem os conceitos de sustentabilidade, envolvendo questões de interesse da população como cidadania, saúde, solo, água, fauna e flora.

Outro destaque da iniciativa foi a aplicação do reforço escolar às disciplinas cursadas no ensino tradicional. “Já estou com saudades do projeto. Foi muito legal poder conhecer e praticar na cozinha experimental receitas realizadas com frutas, verduras e legumes que cultivamos na horta. O curso possibilitou, ainda, que a gente pudesse aprimorar nossos conhecimentos em matemática e em português enquanto preparávamos as receitas. Outro ponto interesse foi que o fato de termos a oportunidade de fazer novas amizades”, comenta Milena Cristina do Carmo, estudante de 14 anos e participante da Escola.

Sobre a Votorantim Metais

A Votorantim Metais é uma Empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresarias da América Latina. A companhia possui 17 unidades: 11 no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. É a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina,  líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo. Esta sinergia reforça a posição da Companhia como segunda maior empresa brasileira de metais básicos, com faturamento de R$ 8,9 bilhões em 2011, e aproximadamente 10 mil colaboradores.

Sobre o Instituto Votorantim

Ao completar 10 anos, o Instituto Votorantim se fortalece como agente propulsor das práticas de responsabilidade social da Votorantim. A instituição foi criada em 2002 para qualificar o investimento social da empresa, a partir da identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade.

Com presença em mais de 300 municípios no Brasil e outros países, o Instituto orienta as unidades de negócio em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades dessas regiões. O Instituto promove ações no campo da educação, geração de trabalho e renda, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros. Ao longo de uma década de atuação, foram apoiados 1200 projetos, que beneficiaram mais de 4,6 milhões de pessoas.

Mais informações:

www.institutovotorantim.org.br

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?