A preocupação com o meio ambiente, a busca por economias energéticas e formas de contribuir para a qualidade do ar, da água e do solo nas cidades e megalópoles do planeta, entre outros aspectos,é algo que une todos os países do mundo, além de ser um tema consolidado nos campos da Arquitetura e Urbanismo.
Os países do bloco “BRICS” – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -, cujas economias foram qualificadas de “potências emergentes”,vem enfrentando problemas semelhantes na área da habitação, face às demandas relacionadas a uma urbanização crescente, que tem gerado um alto déficit de moradias adequadas, impactos negativos sobre o meio ambiente e baixo aproveitamento da infraestrutura urbana, especialmente em termos de mobilidade.
São muitas as informações que poderiam ser trocadas entre os países, que juntos correspondem a 40% da população mundial.Com o tema “BRICS e a Habitação Coletiva Sustentável”, o Seminário Internacional NUTAU 2012, o Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (NUTAU/USP), visa discutir, pela primeira vez no âmbito da Arquitetura e Urbanismo e de suas tecnologias no Brasil, tais experiências dos BRICS, abrindo um novo campo de intercâmbio internacional, entre esses e outros países, de um mundo que vai se urbanizando, com cidades verticalizadas, nem sempre de forma sustentável.
Será discutida a produção recente de habitação familiar(de interesse social, de mercado e emergencial) em países emergentes com altas demandas sociais no campo da habitação coletiva. Na ocasião, autoridades dos cinco países irão apresentar as experiências em três segmentos que constituem seu principal contexto: a habitação de interesse social, a de mercado e a emergencial, face à ocorrência de vários desastres naturais recentes que vem castigando populações do bloco.
Serão também apresentados mais de 30 trabalhos científicos enviados ao evento e voltados ao tema, sob enfoques de interesse, não apenas da comunidade acadêmica e científica, mas também do público em geral. O evento será realizado, simultaneamente a ARCTECH | Feira Internacional de Tecnologias para Arquitetura e Urbanismo, que acontece, de 17 a 20 de outubro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, ao lado da maior reserva de Mata Atlântica do município de São Paulo.
Sobre a ARCTECH
A feira tem por objetivo reunir arquitetos e fornecedores, para trocar experiências e desenvolver soluções que atendam às necessidades dos usuários dos imóveis a serem projetados, construídos e decorados. A feira ArcTech, traz lançamentos de produtos e serviços que agregam praticidade e agilidade aos projetos, soluções inovadoras,funcionais e produtos de rápida aplicação e instalação, tendências em cerâmica, iluminação, estrutura metálica, construção sustentável,integração entre arquitetura e equipamentos digitais, entre outras.
Serviço:
O quê: ARCTECH| Feira Internacional de Tecnologias para Arquitetura e Urbanismo
Quando: 17 a 20 de outubro de 2012
17, 18 e 19/10, das 14h às 21h
20/10, das 11h às 19h
Quanto: Entrada gratuita (profissionais do setor)
Onde: Centro de Exposições Imigrantes- Rod dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil
Mais informações:
Claudia Maciel | [email protected] | (11) 2950-4820
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.