APF promove 6º Encontro Paulista de Fundações

APF promove 6º Encontro Paulista de Fundações

Com o objetivo de debater formas de fomento para que as instituições do terceiro setor possam dar continuidade a seus projetos sociais no Brasil, mesmo com redução de investimento empresarial, a Associação Paulista de Fundações (APF) traz o tema: “Formas de Fomento do Terceiro Setor – Na Europa e Brasil – Parcerias Públicaas e Privadas”. A iniciativa acontecerá no dia 25 de agosto, no Hotel Novotel São Paulo Jaragua Convention, em São Paulo.

Para este evento, pela primeira vez, devido ao apoio da Confederação Brasileira de Fundações (CEBRAF), haverá um palestrante representante do Centro Português de Fundações, que abordará questões relacionadas às fundações na Europa, especialmente as formas de financiamento empregadas nos países europeus, com destaque às fundações de Portugal. Neste painel, Maria Cecilia Medeiros de Faria Kother, diretora do Instituto MC Educação Social, fará a moderação da palestra. Haverá também a participação da Denise Dora, da Fundação Ford, que abordará as perspectivas de fomento das organizações do terceiro setor – nacionais e internacionais.

Já para o segundo painel, haverá discussão sobre os investimentos sociais internacionais, com a presença de representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para explicar como as instituições internacionais realizam investimentos sociais.

Investimentos Sociais Governamentais e Parcerias Público-Privadas é o tema da terceira discussão, que relatará as formas de crédito e financiamento disponibilizadas por instituições como BNDES e Ministério do Planejamento. Vania Lúcia Lins e Souto, representante da Unidade de Parceria Público-Privada do Ministério do Planejamento, é uma das palestrantes confirmadas junto com o moderador Rubens Naves, da Rubens Naves-Santos Jr.-Hesketh-Escritórios de Advocacia Associados.

O penúltimo painel contará com a presença de Heloísa Helena Oliveira, administradora executiva da Fundação Abrinq e de Ricardo S.S. Falcão, diretor de Ética da ABCR e da KidpowerBrasil e a moderadora Flávia Regina de Souza Oliveira, advogada e coordenadora do Curso de Direito para o Terceiro Setor da Fundação Getúlio Vargas. Os presentes abordarão os financiamentos e os seus caminhos.

Para finalizar, o tema será Rumos do Terceiro Setor, em que haverá a abordagem sobre o Projeto de Lei do Senado, hoje em tramitação na Câmara dos Deputados, que discute a finalidade das fundações e a remuneração de seus dirigentes. Para esta iniciativa, a APF conta com a presença do deputado federal Antonio Brito (PDT-BA).

Segundo Dora Silvia Cunha Bueno, presidente da APF, “este evento consolida o papel da APF tanto no cenário nacional quanto internacional. Com a vinda do representante do Centro Português de Fundações, teremos a oportunidade de compartilhar experiências nacionais e europeias a fim de refletirmos práticas que deram certo fora do Brasil e que podem ser aplicadas em nossas instituições”.

Esta iniciativa contará com a primeira edição do Prêmio Pedro Kassab – APF/2011, premiando o Dr. Miguel Nicolelis, na categoria Pessoa Física, e o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC-USP – Centrinho de Bauru), na categoria Pessoa Jurídica, pelas iniciativas que se identificam com as causas da promoção e defesa do saber, da ética, da liberdade individual e do bem comum, contemplando as áreas de educação, saúde, cultura e justiça social.

Mais informações sobre atuação da APF podem ser acessadas em www.apf.org.br.

Serviços:

Quando: 25 de agosto de 2011
Onde: Hotel Novotel São Paulo Jaragua Convention (R. Martins Fontes, 71; Centro; São Paulo-SP)
Inscrições: (11) 3237-3193

Sobre a APF

A APF é uma entidade civil, sem finalidade econômica, formada para integrar, associar e representar as fundações do Estado de São Paulo e defender seus interesses institucionais, além de colaborar com outras unidades federativas. Foi fundada em 1998, por um grupo de executivos e dirigentes de fundações, preocupados com a manutenção e desenvolvimento de suas instituições que nem sempre são suficientemente apoiadas pelas políticas e legislação vigentes.

Mais informações:

Vanessa Pirolo – Assessora de Imprensa
Email: vanessapirolo1@gmail.com
Tel: (11) 2063-7638 / 9387-2603
www.animapress.com.br

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?