Anglo American obtem classificação OURO no inventário do GHG Protocol

Anglo American obtem classificação OURO no inventário do GHG Protocol

A Unidade de Negócio Níquel da Anglo American, uma das principais companhias do setor de mineração no mundo, participou do Evento Anual do Programa Brasileiro GHG Protocol, uma iniciativa voluntária de mapeamento corporativo de emissões de gases de efeito estufa (GEE) do país. Na ocasião, a Unidade Níquel apresentou o seu inventário de emissão de GEE e, pela primeira vez desde que participa da iniciativa, a empresa logrou classificação “Ouro” em seu inventário de 2011.

Para obter status “Ouro” no Programa Brasileiro GHG Protocol, as empresas precisam verificar externamente e divulgar todas as emissões referentes aos Escopos 1, 2 e 3. O Escopo 1 refere-se  às emissões diretas da operação, o Escopo 2 à energia elétrica consumida e o Escopo 3 às emissões indiretas, que dizem respeito a bens e serviços comprados, transporte e distribuição, resíduos gerados nas operações e viagens a negócios. O diferencial da Anglo American em 2012 foi a verificação externa dos dois últimos inventários pela PricewaterhouseCoopers (PwC).

Em relação ao Escopo 3, a Anglo American diminuiu em aproximadamente 14% as suas emissões de GEE, de 21.347,37 toneladas de CO2 em 2010 para 18.416,166 toneladas em 2011. Do total de 93 empresas que participaram do Programa, apenas 37 foram reconhecidas com o selo ouro nessa edição. Houve um grande avanço das companhias de maneira geral. No início do programa, em 2009, apenas duas empresas haviam conquistado essa classificação.

O Programa Brasileiro GHG Protocol tem por propósito promover e facilitar a transição de uma economia de baixo carbono para as empresas brasileiras, capacitando-as no monitoramento, reporte e verificação de suas emissões e na elaboração de inventários corporativos. A Anglo American é um dos membros fundadores da iniciativa, criada em 2008.

Sobre a Anglo American

A Anglo American plc. é uma das maiores companhias de mineração do mundo, com sede no Reino Unido e ações negociadas nas bolsas de Londres e Johanesburgo. Seu portfólio de negócios abrange commodities de alto volume – minério de ferro e manganês; carvão metalúrgico e carvão mineral; metais básicos – cobre e níquel; e metais e minerais preciosos – nos quais é líder global em platina e em diamantes.

A Anglo American adota os mais altos padrões de segurança e responsabilidade em todos os seus negócios e localidades e promove o desenvolvimento sustentável nas comunidades próximas às suas regiões de atuação. As operações de mineração, projetos de expansão e atividades de exploração da empresa estão presentes no sul da África, América do Sul, Austrália, América do Norte, Ásia e Europa.

A empresa atua no Brasil desde 1973 e hoje está presente no País com quatro commodities: Minério de Ferro, com o Minas-Rio, o maior projeto de exploração de minério de ferro em desenvolvimento no mundo, e o Sistema Amapá, em operação nos municípios de Pedra Branca do Amapari e Santana; Níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás; Fosfato (Copebrás), com as operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP), e Nióbio, presente nos municípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás.

Mais informações sobre a empresa estão disponíveis no site www.angloamerican.com.br.

Mais informações: Verônica Petrelli: (11) 3643-2918 | [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?