Amcham Rio anuncia vencedores da 8ª edição do Prêmio Brasil Ambiental

Amcham Rio anuncia vencedores da 8ª edição do Prêmio Brasil Ambiental

A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (Amcham Rio) premiou iniciativas da FIAT Automóveis, da Petrobras Biocombustíveis, da Vale, do Fundo VALE, da ADECOVA e da Construtora Norberto Odebrecht na 8ª edição do Prêmio Brasil Ambiental.

A iniciativa tem como objetivo reconhecer anualmente as melhores práticas ambientais desenvolvidas por companhias com atuação no país.

Puderam concorrer ao 8º Prêmio Brasil Ambiental empresas com projetos já concluídos ou em fase final de implantação, mesmo em parceria com outras companhias, instituições de pesquisa ou ONGs, em seis categorias: Responsabilidade Socioambiental, Preservação e Manejo de Ecossistemas, Inovação Ambiental, Uso Racional de Recursos Hídricos, Inventário de Emissões e Resíduos Sólidos.

Em categoria especial, a Amcham Rio reconheceu, pela primeira vez, um nome da imprensa nacional por sua contribuição para o desenvolvimento sustentável. O homenageado do Prêmio Brasil Ambiental 2012 foi o jornalista André Trigueiro, da TV Globo. A chairperson do Comitê de Meio Ambiente da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro, Kárim Ozon, ressaltou a importância do prêmio: “Ações de sustentabilidade estão constantemente na rotina das grandes empresas e já fazem parte do plano estratégico das companhias. A Amcham Rio serve como palco para fórum de discussões e trocas de experiências para fomentar o mercado.”

Antes do anúncio dos vencedores, em cerimônia que aconteceu no Rio de Janeiro, o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Pedro Wilson Guimarães, anunciou em sua palestra a realização de uma conferência nacional para o final do ano que vem, em Brasília, sobre a questão dos resíduos sólidos. Paralela ao congresso acontecerá, também na capital federal, uma feira reunindo empresas, governo e universidades que poderão apresentar projetos e estudos sobre o tema. As melhores práticas serão premiadas.

Ao longo de 2013, segundo Guimarães, atual responsável pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos, haverá debates por municípios de todo o país. “Atualmente no Brasil mais de 90% do mercado de latas realiza a chamada logística reversa. A porcentagem é de quase 50% no plástico. Dados como estes mostram que resíduos geram renda e aquecem a economia. Prêmios como o Brasil Ambiental, da Amcham Rio, ajudam a identificar iniciativas bem sucedidas que agregam valor à sociedade”, enfatizou o secretário.

Confira lista dos vencedores e seus projetos:

Categoria: Gestão de Resíduos Sólidos

Empresa vencedora: FIAT Automóveis
Projeto: Aterro Zero – Nova visão de gestão de resíduos sólidos da Fiat Automóveis
Categoria: Inovação Ambiental
Empresa Vencedora: Petrobras Biocombustíveis
Projeto: Produção de Etanol de Segunda Geração a Partir do Bagaço da Cana de Açúcar
Categoria: Inventário de Emissões
Empresa Vencedora: Vale
Projeto: Inventário de emissões de gases do efeito estufa do centro de pesquisas e conservação da biodiversidade do Quadrilátero Ferrífero
Categoria: Preservação e Manejo de Ecossistemas
Empresa: Fundo VALE
Projeto: Fundo Vale: 3 anos de ações pela conservação dos recursos naturais e desenvolvimento no bioma amazônico

Categoria: Responsabilidade Socioambiental
Empresa: ADECOVA
Projeto: Centro de Cultura de Entre Rios do Sul
Categoria: Uso Racional de Recursos Hídricos
Empresa: Construtora Norberto Odebrecht
Projeto: Canteiro Sustentável: Educação Ambiental Aplicada nas Obras de Construção Civil

Sobre a Amcham Rio (Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro)

A Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro é uma das mais antigas entidades empresariais do país. Fundada em 1916, a Amcham Rio é uma instituição sem fins lucrativos afiliada à U.S. Chamber of Commerce e foi a primeira Câmara Americana da América Latina. Além do compromisso com o desenvolvimento do Brasil e com a melhoria constante de suas relações com os Estados Unidos, a Amcham Rio tem trabalhado intensamente contra as barreiras ao livre comércio e a proteção de marcas e patentes.

Mais informações:

[email protected] | (21) 3723-8126

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?