Pelo décimo primeiro ano consecutivo, a Alcoa integra o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), um dos mais reconhecidos índices de sustentabilidade no mundo. A empresa integrou tanto o índice mundial quanto o norte-americano e foi nomeada como líder norte-americana no segmento de alumínio. A Alcoa aumentou sua pontuação em relação ao ano anterior em todas as três dimensões principais do Dow Jones – Econômica, Ambiental e Social. Os destaques de desempenho incluem:
a) Econômica: Métricas de sustentabilidade integradas ao processo de avaliação de fornecedores, com vistas a uma cadeia de suprimentos mais sustentável.
b) Ambiental: Redução de 23% na intensidade de gases do efeito estufa (GEE) nas atividades de Produtos Primários Globais (Global Primary Products) da Alcoa entre 2005 e 2011, superando a meta da empresa de 20% de redução até 2020. Dessa forma, a companhia definiu um novo objetivo de atingir uma redução de 30% na intensidade de GEE até 2020 e uma redução de 35% até 2030.
c) Social: A Alcoa e a Alcoa Foundation investiram US$ 38 milhões em programas comunitários em 2011, sendo que 56% dos funcionários da Alcoa – um recorde – atuaram como voluntários em suas comunidades durante o Mês de Serviço Mundial 2011 da companhia.
“O compromisso da Alcoa de não apenas cumprir, mas superar o padrão do setor para responsabilidade econômica, ambiental e social é uma antiga prioridade da companhia”, afirma Kevin Anton, Vice-Presidente e Executivo-Chefe de Sustentabilidade da Alcoa.
“A sustentabilidade faz parte de tudo que fazemos, desde a maneira pela qual executamos nossas operações até as soluções inovadoras de materiais que estamos levando ao mundo, por meio das quais tornamos os transportes mais eficientes, os edifícios mais ecológicos, as embalagens infinitamente recicláveis e os produtos eletrônicos mais leves e mais econômicos do ponto de vista energético. Para a Alcoa é uma honra ser nomeada para este índice de sustentabilidade de renome mundial nos últimos 11 anos”, completa Kevin.
O DJSI, lançado em 1999 pela Dow Jones Indexes e a Sustainable Asset Management (SAM), é constituído por líderes mundiais, regionais e nacionais em termos de sustentabilidade. A sua seleção baseia-se em uma análise profunda dos aspectos econômico, ambiental e social de empresas, com foco no desenvolvimento do valor corporativo em longo prazo. Os benchmarks estabelecidos pelos índices permitem aos investidores usá-los como um guia importante para avaliar o portfólio de sustentabilidade das companhias.
Sobre a Alcoa
A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 31 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe desde o final da década de 50, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname.
No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2011, a empresa registrou faturamento de R$ 2.5 bilhões no Brasil. No mesmo ano, foi considerada referência em responsabilidade social e ficou entre as 21 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade. Mais informações podem ser encontradas em www.alcoa.com.br.
Mais informações:
(11) 3817-7908 | @cdicom | www.cdicom.com.br
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.