ÁGUA – Goodyear trabalha para a construção de um mundo cada vez mais sustentável

ÁGUA – Goodyear trabalha para a construção de um mundo cada vez mais sustentável

Com ações como a reutilização da água e a redução do consumo de energia, a empresa já possui a certificação ISO 14001 em suas unidades fabris no Brasil
No próximo dia 05 de junho é comemorado mundialmente o Dia do Meio Ambiente, uma data que serve de alerta e reflexão sobre as conseqüências que as ações do homem podem trazer em relação ao meio ambiente. A data foi criada desde que a Organização das Nações Unidas – ONU, em 1972, realizou a sua primeira conferência sobre o tema chamada Conferência sobre o Ambiente Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo. Além disso, é uma data que serve como exposição de programas e atitudes que já estão sendo desenvolvidas por grandes empresas e organizações e que podem melhorar a perspectiva do consumo consciente.
Neste contexto, a Goodyear é uma empresa que nos últimos anos tem se preocupado com a educação e o desenvolvimento de atitudes e programas que estão sendo cada vez mais incorporados no dia a dia da companhia. Presente no Brasil há 90 anos, todas as unidades fabris da empresa em São Paulo, Americana e Santa Barbara D’Oeste, possuem a certificação ISO 14001, referente aos processos de gestão ambiental. Foram desenvolvidos diversos programas e iniciativas ligadas à preservação, prevenção e conscientização do uso dos recursos naturais que podem e devem ser incorporados diariamente. Este caminho que a Goodyear resolveu seguir nos últimos anos só reforça o compromisso com a sociedade e o meio ambiente onde atua.
Entre as principais ações estão:
Consumo de água – Toda água utilizada nos processos produtivos nas fábricas é tratada antes e depois de sua utilização e retorna ao meio ambiente com uma qualidade igual ou superior.  A meta é reduzir cada vez mais o consumo de água, principalmente porque é um recurso cada vez mais escasso e necessário para qualidade de vida das pessoas. Segundo relatório da Unesco, somente 2,5% de água doce está disponível no planeta e mais de um sexto da população mundial, cerca de 1,1 bilhão de pessoas, não tem acesso ao fornecimento de água doce.
Conservação de energia – Uma das principais metas está relacionada à redução do consumo de energia durante o processo produtivo. Por isso, a utilização de gás natural, que já é usado nas caldeiras para a produção de vapor ou energia elétrica, tem se demonstrado uma alternativa eficaz capaz de reduzir também a quantidade de gases e particulados na atmosfera. Além disso, a empresa investe constantemente em tecnologia e aquisição de máquinas cada vez mais eficientes e que necessitam de menos energia.
Reciclagem – é feita uma coleta seletiva de papel, plástico, vidro e metais em todas as unidades da empresa. Além disso, a Goodyear pesquisa novas matérias-primas e desenvolve iniciativas inovadoras como a redução do uso de solventes nas fábricas e o Inventário de Carbono (lista precisa de todas as emissões e fontes de gases causadores de efeito estufa de uma organização). Outra ação importante é a destinação correta dos pneus inservíveis, uma preocupação da empresa que contou com o apoio e a participação da ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos e a Reciclanip (uma das maiores iniciativas que envolvem a indústria brasileira e é voltada à responsabilidade pós-consumo) para o desenvolvimento do Programa de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis. Atualmente, o programa já conta com 308 pontos de coleta espalhados pelo país e atingiu a marca de 200 milhões de pneus reciclados e destinados de forma ambientalmente correta.
Resíduos zero – com a conscientização e o processo de educação feito com os funcionários e fornecedores em relação a diminuição de resíduos em todas as fábricas, foi possível reduzir este índice próximo a zero, atitude que resultou numa quantidade menor de resíduos enviados aos aterros sanitários e a redução de emissão de gases de efeito estufa que provocam o aquecimento global e afeta todo o clima e funcionamento ideal do planeta.
Apesar de todas as iniciativas, a empresa reconhece que o caminho é longo e se constrói com parceria, divulgação de informação e educação ambiental. A Goodyear do Brasil tem como objetivo promover a prevenção e preservação dos recursos naturais e o compromisso com a construção de uma sociedade mais responsável e sustentável.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?