Água em Propriedades Afastadas

Água em Propriedades Afastadas

A Necessidade de Captação e Armazenamento de Água em Propriedades Afastadas

Por Eliana Santos

Com a aproximação do Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, as discussões sobre economia, escassez e cuidados com a água ganham, novamente,  espaço privilegiado na mídia. Mas, não só assuntos relacionados ao dia a dia merecem grandes proporções e holofotes. Existem outros problemas relacionados à água  que atingem uma parcela da população que utiliza o bem como artefato importante em seu trabalho diário, principalmente os agricultores e pecuaristas.

Mesmo com o crescimento de cidades pequenas, ainda existe uma grande parcela de áreas rurais que têm se tornado distantes dos grandes centros, contando com pouca ou nenhuma estrutura. Alguns proprietários, inclusive, relatam suas dificuldades em encontrar métodos eficazes para cuidar da água, pois muitas vezes nem possuem acesso a ela. Existe o problema da captação e armazenamento de água em suas terras e uma dificuldade para realizar instalações que atendam a esta demanda, para que possa ser realizada a irrigação de suas plantações e tratamento de animais.

Atualmente, as estruturas para cuidados com a água utilizada nas principais fazendas brasileiras são muito grandes, porém  de custo elevado (cabeamento extenso de energia elétrica, instalação de bombas de captação e métodos eficazes de armazenamento) e manutenção burocrática para os criadores de gado e agricultores. Segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil desde 2008 lidera o ranking de exportação de carne bovina, com grandes propriedades localizadas no sul do País, além de estar no topo de fornecedores de café, açúcar e etanol de cana-de-açúcar, para diversos Países. Para atender a essas demandas do comércio, é necessária uma simplificação nos processos de captação de água e também a busca de meios mais econômicos de se adquirir este bem tão precioso.

Custos e soluções

Conforme pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia, os custos para a captação de água com equipamentos tradicionais (englobando a instalação e manutenção) ultrapassa os 10 mil reais mensais para os proprietários e ainda tem necessidade de supervisão humana neste processo. Porém, hoje, há soluções mais baratas e sustentáveis que podem solucionar os problemas de quem precisa de grande quantidade de água em seu dia a dia para o trabalho.

Algumas empresas hoje oferecem opção de captação de água por métodos mais simples que podem ser utilizados em áreas mais afastadas, reduzindo pela metade os valores investidos.

Início tímido

Poucos proprietários rurais no País já  utilizam de métodos de captação de água. Com a difusão de produtos que facilitam a obtenção e armazenamento de água,  novos agropecuaristas estão, lentamente, se interessando e aderindo à esses conceitos, deixando o Brasil próximo de se integrar a um nova forma de cultivo agropecuário.

Espera-se que o custo da estrutura para captação de água seja visto como um investimento, pois, em pouco tempo, é possível obter o retorno do valor gasto. Basta que os agricultores e pecuaristas tenham acesso a informações e às novas tecnologias, tendo vontade de ajudar o meio ambiente e ainda economizarem no dia a dia de seu trabalho.

Eliana Santos é coordenadora de Vendas da Indústria de Motores Anauger, fabricante de bombas para captação de água.

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?