Água, arte e educação

Água, arte e educação

A Amanco vai usar o tema da água para levar arte e cultura a cerca de 400 estudantes de escolas públicas que vivem em situação de risco social nas três cidades em que a empresa tem fábrica – Joinville (SC), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Sumaré (SP) – e em São Paulo, onde está situada a sede administrativa.
Patrocinado pela Amanco, o Fabricando Arte é um projeto de inclusão social por meio da arte e da educação realizado em parceria com as secretarias municipais de educação. Durante os seus dez meses de duração, as crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 17 anos, terão, fora do horário regular, aulas de técnicas de pintura (gravura/tela), história da arte e sobre temas transversais como ética, cidadania, desenvolvimento sustentável e aproveitamento de recursos naturais.
A temática “Água: Presente e Futuro” permeará todo o trabalho e servirá de inspiração artística. A escolha do tema vai ao encontro do que ele representa para a Amanco, que, há muito tempo, adota ações operacionais e institucionais relacionadas à água.
Lançamento
O projeto foi lançado em Joinville, onde a Amanco possui duas unidades fabris, em aula inaugural no Dia Mundial da Água, 22 de março, com a presença do secretário municipal de educação Marco Aurélio Fernandes. Em São Paulo, capital, a aula inaugural será no dia 23 de março na AAEB (Associação de Amigos dos Excepcionais do Brooklin), que participará do projeto com 50 alunos. A outra escola atendida na capital paulista será a E.E. Lourenço Filho, com mais 50 estudantes.
Todo o material necessário, incluindo cartilha, para o desenvolvimento do projeto, bem como o arte-educador e a capacitação necessária para a realização das oficinas, serão fornecidos pela Amanco. O projeto é coordenado pela empresa de gestão de projetos culturais Geração Cultural.
“Pretendemos despertar nesses jovens, desde cedo, a consciência da importância da água como um bem universal e essencial para a vida. Paralelamente contribuiremos para a inclusão social deles por meio da arte”, afirma a gerente de Comunicação Corporativa da Amanco Brasil, Yazmín Trejos. Segundo ela, a empresa tem por objetivo estreitar o relacionamento com a comunidade do entorno das unidades fabris, fortalecendo o exercício da cidadania.
Seleção e premiação
Em cada cidade, cerca de 100 alunos, de mais de uma escola, participarão do projeto. Os coordenadores regionais passaram por treinamentos nos quais receberam as diretrizes de ensino do programa para alinhamento dos educadores especializados em arte que irão ministrar as aulas.
Os alunos participantes foram escolhidos e convidados com base em critérios como frequência às aulas, participação em todas as disciplinas do currículo escolar e situação de risco social. As melhores telas serão expostas em espaços nas próprias cidades (museus, parques etc.) e nas fábricas da Amanco.
Voluntariado
Juntamente com o Fabricando Arte, a Amanco lançará seu novo programa de voluntariado, intitulado Guardiões da Água, que desenvolverá uma ampla campanha de comunicação interna para sensibilizar os colaboradores no tocante ao voluntariado. Assim, os interessados poderão fazer parte do projeto de arte-educação ministrando palestras sobre utilização responsável da água e carreiras profissionais ou, ainda, como contadores de histórias e ajudantes na organização das exposições das obras das crianças, entre outras atividades.
Sobre a Amanco Brasil
A Amanco Brasil é a subsidiária brasileira do Grupo Amanco, um dos líderes mundiais e líder absoluto na América Latina em tubos e conexões. Com cinco fábricas no país e cerca de 1,6 mil colaboradores, a empresa atua nos segmentos predial, infraestrutura e irrigação. Seu faturamento líquido em 2008 foi de R$ 623 milhões. Toda a atuação da Amanco é sustentada pelo conceito de triplo resultado: econômico, social e ambiental. A Amanco está por três anos consecutivos (2007, 2008 e 2009) entre as 20 empresas brasileiras modelo de sustentabilidade, selecionadas pelo Guia Exame de Sustentabilidade.
Sobre o Grupo Amanco
O Grupo Amanco é um grupo industrial líder na América Latina na produção e comercialização de soluções para transporte de fluídos, principalmente água, e que opera em um marco de ética, ecoeficiência e responsabilidade social. Os produtos Amanco são comercializados em 29 países das Américas e Caribe, conta com 19 unidades industriais em 14 países do continente, com mais de 6 mil colaboradores.
Mais informações: Ketchum Estratégia / Assessoria de Imprensa da Amanco Brasil
Christiano Bianco (11) 5090-8902 [email protected]
Juliana Olivieri (11) 5090-8900 – ramal 8880 [email protected]
Eliane Castro (11) 5090-8901 [email protected]

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?