Com um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) consolidado há quase 20 anos, a Ambev tem o cuidado com o meio ambiente como uma prioridade. E, a água, como principal matéria-prima para a companhia, não poderia estar de fora das maiores ações ambientais.
Em linha com essa atuação, a Ambev, em parceria com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) traz ao Rio de Janeiro uma de suas principais iniciativas de sustentabilidade, o Banco CYAN. Trata-se do mais impactante desdobramento do “Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor”, um amplo conjunto de ações que visam mobilizar e conscientizar a sociedade sobre o uso racional da água.
Por meio do Banco CYAN, as pessoas têm acesso à média de consumo de água de seu imóvel e, à medida que elas diminuem (ou até mesmo mantêm) o consumo, ganham pontos que podem ser usados como desconto para comprar nos sites Americanas.com, Submarino.com., ShopTime e Ingresso.com, e ainda para assinar revistas da Editora Abril.
“Com essa iniciativa, queremos estimular o uso racional da água e ajudar na conscientização das pessoas, recompensando aqueles que diminuírem o consumo. Em São Paulo e em Minas Gerais, já foram economizados quase 80 milhões de litros de água, o suficiente para abastecer 15 mil pessoas por um mês. Com o Rio conosco, queremos aumentar muito esse número. Queremos engajar as pessoas nessa causa”, explica Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais da Ambev.
No Rio de Janeiro, o Banco CYAN estará disponível para os moradores atendidos pelas Cedae, ou seja, mais de 10 milhões de pessoas de 65 municípios fluminenses.
“No mundo moderno é impossível pensar em progresso sem ser por meio do desenvolvimento sustentável e da preservação do meio ambiente. Logo, a Cedae, que tem sido pioneira em assuntos voltados ao uso racional da água, mais uma vez sai na frente e é a primeira empresa no estado do Rio a incentivar a economia de água com um programa de benefícios aos seus clientes. É a Cedae investindo na preservação de um recurso finito e essencial à vida, a água”, ressalta o presidente da Cedae, Wagner Victer.
Banco CYAN – Passo a passo
1. A pessoa entra no site www.bancocyan.com.br e cadastra o registro geral do seu imóvel (RGI), número que está nas contas de água;
2. após o cadastro, ela acessa as regras e opta por aceitar ou não integrar a iniciativa.
3. caso aceite, essa pessoa registrará seu e-mail de contato e irá escolher em cima de qual histórico de consumo de água ela quer que sua meta de redução seja calculada. Um ano, seis meses, três meses ou um mês;
4. Cadastro e opção feitos, a pessoa receberá por e-mail a meta de redução de consumo de água para a sua residência;
5. Se a meta for atingida na próxima conta, ela ganha pontos que podem ser trocados por descontos nos sites de compras Americanas.com, Submarino.com., ShopTime e Ingresso.com, e ainda para assinar revistas da Editora Abril.
Sobre o Movimento CYAN
Lançado pela Ambev em 2010, o Movimento CYAN – Quem vê água enxerga seu valor um amplo conjunto de ações que visam mobilizar e conscientizar a sociedade sobre o uso racional da água.
Ao longo de seus dois anos, o Movimento contou com inúmeras ações. Dentre as principais estão: a adoção da Bacia do Corumbá-Paranoá (Brasília) para o desenvolvimento de estudos sobre o melhor aproveitamento da água, em parceira com a WWF; um estudo em conjunto com a Universidade de São Paulo para calcular a “pegada hidrológica” da cadeia produtiva da cerveja; “Prêmio Água: o mais essencial dos recursos naturais”, em parceria com a agência de notícias IPS, para jornalistas de toda a América Latina; case no Battle of Concepts – disputa pela internet – para mobilizar jovens talentos a dar ideias de como engajar toda a sociedade em práticas de uso consciente da água e fazer com que todos mudem sua atitude.
Além disso: apoio ao Concurso Água no Festival do Minuto, em que os participantes foram convidados a criar um vídeo sobre o tema; apoio e participação da mega exposição Água na Oca (São Paulo e Rio de Janeiro); o lançamento de um dos mais completos acervos de informação geral sobre água em língua portuguesa, com centenas de reportagens e textos informativos, além de vídeos e infográficos. Esse material pode ser encontrado no site www.movimentocyan.com.br; parceria com a ONG Waves For Water que resultou na doação de filtros à população atingida pelas enchentes no estado do Rio de Janeiro, à comunidades de baixa renda em São Paulo e também às comunidades ribeirinhas dos rios Amazonas, Gurijuba e Araguari; apoio ao projeto Gastronomia Sustentável, ação que envolveu cem restaurantes de São Paulo, estimulados a reduzir seu impacto no meio ambiente.
Mais informações:
Juliana Portugal | Relações com a Mídia
Máquina Public Relations | Tel: 55 (11) 3147 7414
A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.