Abrelpe e Secretaria do Meio Ambiente assinam acordo

Abrelpe e Secretaria do Meio Ambiente assinam acordo

Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) do Governo do Estado de São Paulo firmaram protocolo de intenções para o desenvolvimento de uma cooperação técnica, com foco na implementação de ações e práticas direcionadas a promover avanços na gestão de resíduos sólidos no Estado. O termo foi assinado pelo secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, e o diretor executivo da entidade, Carlos Silva Filho.

Inédito, o acordo entre os dois órgãos viabiliza uma gestão apropriada, com a aplicação da logística reversa, cujo princípio estabelece que produtores e fornecedores compartilhem a responsabilidade pela destinação do resíduo gerado por seus produtos. O protocolo dará cumprimento aos termos da Lei Estadual n. 12.300/06, que instituiu a Política de Resíduos Sólidos no Estado, e também torna tangível atender as metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estipula o ano de 2014 o prazo final para que somente os rejeitos sejam destinados a aterros sanitários, enquanto os demais resíduos devem ser reutilizados, reciclados, recuperados e revalorizados em processos adequados e licenciados.

“A iniciativa é uma medida inovadora que resultará em geração de empregos, na redução do resíduo sólido, que passará a ter melhor reaproveitamento e reciclagem, e na destinação ambientalmente adequada dos rejeitos, com pleno cumprimento das normas e profissionalismo, e certamente concretizará os avanços desejados, posicionando o Estado na vanguarda da gestão de resíduos no país”, observa Carlos Silva Filho, diretor executivo da Abrelpe.

O início das práticas decorrentes do protocolo firmado será marcado pelo desenvolvimento de ações pilotos voltadas para a logística reversa dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos e medicamentos vencidos. A ideia é ir além das práticas existentes hoje, com o estabelecimento de um processo de devolução, gerenciamento e destinação adequada desses resíduos, que se constituirá num projeto pioneiro no país.

“São Paulo está chegando ao seu limite. É hora de começarmos a colocar teorias em prática e um dos maiores gargalos era convencer o setor coorporativo dessa necessidade. Em São Paulo temos uma linha de crédito para a economia verde com os menores juros oferecidos, mas ainda não há muitas solicitações. O setor que aceitar e praticar o conceito será definitivamente beneficiado”, avalia Bruno Covas.

Sobre a Abrelpe

Criada em 1976, a Abrelpe é uma associação civil sem fins lucrativos, que congrega e representa as empresas que atuam nos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, cujo objetivo fundamental é promover o desenvolvimento técnico-operacional do setor de limpeza pública e gestão de resíduos sólidos, dentro dos princípios da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.

Com mais de 30 anos de atuação, a Abrelpe colabora efetivamente com os setores público e privado, promovendo a permanente troca de informações, estudos e experiências destinadas ao desenvolvimento do setor.

A Abrelpe, além de representar e defender seus associados, também é uma entidade engajada em incentivar a sociedade a buscar soluções para a correta gestão dos resíduos sólidos.

Além dessa atuação institucional e social, para o equacionamento das demandas decorrentes da gestão de resíduos de forma conjunta, a Abrelpe desenvolve e cultiva o relacionamento com diversas entidades, associações técnicas e empresariais, universidades e entidades de pesquisa do Brasil e do exterior, do setor de resíduos e de outros setores. No contexto internacional, a Abrelpe é a representante no Brasil da ISWA – International Solid Waste.

Mais informações:

Association.G.P. Comunicação
Clara Costa – clara@gpcom.com.br
Regina Tostes – reginatostes@gpcom.com.br
Margarete Storto
Giovanna Picillo
Tel: (11) 3129-5158

Inscreva-se em nossa newsletter e
receba tudo em primeira mão

Conteúdos relacionados

Entre em contato
1
Posso ajudar?