O CDP (anteriormente Carbon Disclosure Project) – organização internacional que atua junto a investidores e empresas de todo o mundo no combate aos impactos das mudanças climáticas – lançou durante a 20ª Conferência das Partes da UNFCCC (COP20) o estudo “Negócios mais competitivos em uma economia de baixo carbono”. O relatório, elaborado pela PwC-Chile, tem como objetivo subsidiar a tomada de decisão de investidores, empresas e formuladores de políticas a fim de adaptar os modelos de negócios e processos produtivos para uma economia de baixo carbono. Baseado nas respostas extraídas do questionário respondido por 421 empresas (enviado para as 80 maiores companhias latino-americanas, segundo o índice S&P Latin America), o estudo busca estabelecer um vínculo de ações corporativas frente às mudanças climáticas e o desempenho financeiro das empresas. De acordo com o documento, algumas empresas conseguem capturar oportunidades por meio de suas iniciativas para redução de emissões, além de reduzir sua exposição aos riscos correlatos.
Os principais resultados apontados pelo estudo “Negócios mais competitivos em uma economia de baixo carbono” foram:
“Os negócios já estão operando em circunstâncias de risco e incerteza diante do agravamento das mudanças climáticas. Nesse contexto, se destacarão as empresas que tiveram a capacidade de se reinventar, adaptando seus processos produtivos e modelos de negócios. O CDP proporciona esse exercício, pois a partir do reporte a empresa identifica os riscos aos quais está exposta e traça estratégias para agir diante deles”, diz Juliana Lopes, diretora do CDP Latin America.
Pontuação
Com o objetivo de oferecer o maior e mais completo sistema de divulgação sobre gestão das empresas em relação às mudanças climáticas, além de oferecer subsídios a empresas e investidores na condução de estratégias rumo à economia de baixo carbono, o CDP pontuou novamente as respondentes nos itens Transparência e Desempenho. Devido à melhora na qualidade das respostas, a pontuação mínima para integrar o Índice de Liderança em Reporte de Clima (ClimateDisclosureLeadership Index) na América Latina aumentou para 87 em 2014 (contra 82 em 2013).
Confira as Empresas Líderes em Transparência na América Latina:
Empresa | País | Nota |
Braskem S.A. | Brasil | 97 |
Vale | Brasil | 97 |
BRF S.A. | Brasil | 92 |
Itaú Unibanco Holding S.A. | Brasil | 91 |
CEMEX | México | 95 |
Grupo Financiero Banorte SAB de CV | México | 84 |
BanColombia SA | Colômbia | 85 |
LAN Airlines S.A. | Chile | 80 |
Sobre o CDP
O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos que provê um sistema global único para que as empresas e cidades meçam, divulguem, gerenciem e compartilhem informações vitais sobre o meio ambiente. O CDP trabalha com as forças do mercado, incluindo 767 investidores institucionais com ativos na ordem de US$ 92 trilhões para motivar as companhias a divulgarem seus impactos no meio-ambiente e aos recursos naturais, assim como suas ações para reduzi-los. Atualmente, o CDP possui o maior volume de informações sobre mudanças climáticas e água do planeta e procura colocar estes insights na pauta das decisões estratégicas, dos investidores e das decisões políticas.
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