Por trás das Marcas

6 de março de 2014

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Por trás das Marcas - Ideia Sustentável

Após pressão da Oxfam, ONG internacional que combate a pobreza, nove das dez maiores empresas de alimentos e bebidas em todo o mundo melhoraram suas políticas de compras com impactos sociais e ambientais em suas cadeias de fornecimento ao longo dos últimos doze meses. As três empresas com melhor desempenho – Nestlé (1º lugar), Unilever (2º lugar) e Coca-Cola (3º lugar) – alcançaram suas posições com as melhores margens, respectivamente 10, 14 e 13%.

A avaliação foi feita no primeiro ano do ranking de políticas empresariais da campanha Por Trás das Marcas, lançado pela Oxfam em 26 de fevereiro de 2013, e mostrou que algumas empresas líderes do setor alimentício fizeram grandes avanços para a melhoria de políticas de compras de matérias primas envolvendo toda a cadeia de fornecimento, com impacto nos direitos à terra, direitos das mulheres e na redução das emissões de carbono.

Para Simon Ticehurst, diretor da Oxfam no Brasil, “essas mudanças nas políticas são um primeiro passo rumo a melhores práticas e menos fome, menos pobreza e menos danos ambientais, impactando as comunidades envolvidas na cadeia de fornecimento das empresas do setor alimentício”.

A ABF, Associated British Foods (9º lugar) e a Kellogg’s (8º lugar) melhoraram significativamente, com 8 e 6%, respectivamente. As empresas com desempenho mediano– a Danone (6º lugar, empatado), a Mars (6º lugar, empatado), a Mondelez (4º lugar, empatado) e a PepsiCo (4º lugar, empatado) – também melhoraram, mas pouco, e precisam fazer muito mais.

Por trás das Marcas é um ranking que classifica as “Dez Grandes” de acordo com suas políticas sobre transparência (origem de suas matérias primas), gênero (situação das mulheres produtoras), trabalhadores (condições de trabalho), agricultores impactados, acesso a terras, à água e impactos no clima. Nove delas melhoraram no decorrer dos últimos doze meses. A General Mills, dona das marcas Haagen-Dazs e Nature Valley, entre outras, foi a única exceção, caindo para a última posição.

Gráficos interativos disponíveis:

Pontuação Geral: http://infogr.am/behind-the-brands-overall-company-scores
Pontuação combinada por categoria: http://infogr.am/behind-the-brands-combined-scores-by-issue
Pontuação para o quesito terra: http://infogr.am/behind-the-brands-land-scores
Pontuação para o quesito gênero: https://infogr.am/behind-the-brands-gender-scores
Pontuação para o quesito clima: http://infogr.am/behind-the-brands-climate-scores

Mais informações:

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