Yunus discute relação entre negócios sociais e investimento social

28 de maio de 2013

Compartilhe:

A BRF, por meio do Instituto BRF e em parceria com o GIFE, organizou uma conferência seguida de debate com o professor Muhammad Yunus, vencedor do Nobel da Paz em 2006, com o tema “Negócios Sociais e o Investimento Social Corporativo – Uma conversa com Muhammad Yunus”. O evento foi voltado prioritariamente a CEOs e Executivos de Institutos e Fundações Familiares, Comunitárias e Empresariais. Apresentou um formato dinâmico que permitiu uma reflexão relevante sobre tendências, desafios e oportunidades nesta área.

Após a conferência inicial, houve um momento de roda de conversa entre o Professor Yunus, Saskia  Bruysten (CEO da Yunus Negócios Sociais Global) e alguns representantes do setor social e privado que têm uma atuação e prática relacionadas à inovação, investimento social, negócios sociais ou transformações socioambientais no Brasil e mundo. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (28/05), na sede da BRF em São Paulo, e contou com apoio institucional da Yunus Negócios Sociais Brasil.

“Acreditamos que cada vez mais o “local” tem um papel muito relevante na transformação e no avanço socioambiental do mundo como um todo. O conceito e a prática de negócios sociais tem tido resultados positivos muito relevantes em diversas partes do globo. Estamos comprometidos com a promoção do desenvolvimento local e acreditamos que o debate sobre o potencial vínculo, oportunidades, limites e desafios entre investimento social e negócio social deve ser ampliado no nosso país, bem como em outros países”, diz Luciana Lanzoni, diretora-executiva do Instituto BRF.

Segundo o secretário-geral do GIFE, Andre Degenszajn, os negócios sociais têm sido identificados pelo GIFE como uma das fronteiras do investimento social, ampliando o campo de atuação de investidores e criando novas oportunidades de geração de impacto. “Além disso, o investimento social, sem retorno financeiro, tem muitas vezes papel central na estruturação ou start up de negócios sociais, criando um espaço de interação relevante que deve ser explorado, discutido e ampliado”, lembra.

A BRF, por meio do Instituto BRF, e a Yunus Social Business, fundada por Muhammad Yunus, possuem uma parceria em andamento para a realização de um estudo para verificar a viabilidade de um negócio social no setor de avicultura do Haiti. Com isso, a companhia se torna a primeira empresa brasileira a avançar na intenção de desenvolver um negócio social no país caribenho. A iniciativa tem como principal objetivo criar empregos e dar acesso a proteína de alta qualidade à população de baixa renda do país.

Sobre o Instituto BRF

O Instituto BRF foi fundado em março de 2012, com o objetivo de coordenar a gestão do investimento social da BRF em parceria com a própria companhia, para a promoção do desenvolvimento das comunidades das quais a BRF faz parte. O investimento social da BRF é realizado a partir de quatro frentes: Terceiro Setor, Politicas Públicas, Redes Intersetoriais e Empreendedorismo e Empregabilidade. Todo o planejamento e todas as ações de investimento social e relacionamento com a comunidade são desenvolvidos e geridos de forma compartilhada pela equipe do IBRF, e pelos membros dos Comitês de Investimento Social, grupos de funcionários das unidades produtivas, sedes administrativas e centros de distribuição presentes nos municípios beneficiados pelo investimento social da companhia.

Sobre a BRF

A BRF, criada em 2009 a partir da associação entre Perdigão e Sadia, atua nos segmentos de carnes (aves, suínos e bovinos), alimentos industrializados (margarinas e massas) e lácteos, com marcas como Perdigão, Sadia, Batavo, Elegê, Qualy, entre outras. É uma das maiores companhias de alimentos do mundo, terceiro maior exportador brasileiro e responsável por 20% do comércio mundial de aves. A companhia registrou faturamento de R$ 28,5 bilhões em 2012, e tem cerca de 110 mil funcionários.

Mais informações:

[email protected] | (11) 3147-7421

Descubra como podemos ajudar sua empresa a ser parte da solução, não do problema.

A Ideia Sustentável constrói respostas técnicas eficientes e oferece soluções com a melhor relação de custo-benefício do mercado, baseadas em 25 anos de experiência em Sustentabilidade e ESG.

    Entre em contato
    1
    Posso ajudar?